Terapia assistida por cães. Em que consiste?
A terapia assistida por cães consiste numa sessão terapêutica na qual o animal é parte integrante e fundamental do tratamento, tendo como objetivo ajudar no desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo.
Filipa Calejo
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Quais as áreas onde são aplicadas as terapias com cães?
Estas terapias podem ser aplicadas em áreas relacionadas com o desenvolvimento psicomotor e sensorial, no tratamento de patologias físicas, emocionais e mentais, assim como em programas de autoestima e de melhoramento de capacidades de socialização.
As atividades podem ser dirigidas a pessoas de qualquer faixa etária, sendo realizadas em diferentes instituições como hospitais, lares, escolas, estabelecimento prisional, IPSS e clínicas de recuperação ou reabilitação.
Todo o processo é acompanhado e documentado por um profissional de saúde.
Qual a razão de incluir cães nas sessões de terapia?
A presença do cão ajuda a diminuir a solidão, a depressão e ansiedade e aumentar o foco e estímulos para a prática de exercícios.
Qualquer animal pode fazer parte de uma sessão de terapia?
Não, são animais previamente treinados. São cães com características especificas: animais calmos e equilibrados, socialmente aptos, obedientes e com um treino adequado.
Normalmente raças como Labradores ou Golden Retriever são os mais utilizados pelas suas caraterísticas. No entanto, qualquer raça pode ser usada.
Filipa Calejo
Médica Veterinária de Animais de Companhia