Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

SIAC: O que é e como posso verificar que o meu cão está registado?

O SIAC, ou o Sistema de Informação de Animais de Companhia é a plataforma onde os nossos patudos são registados e é feita a associação entre a identificação eletrónica e os tutores. Mas afinal como podemos verificar que o nosso cão está registado? Neste artigo, explicamos tudo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A 28 de Outubro de 2019 entrou em vigor o SIAC, o Sistema de Informação de Animais de Companhia, que surgiu da fusão do SIRA -Sistema de Identificação e Recuperação Animal (SIRA), a funcionar desde 1992, e do Sistema de Identificação e Registo de Caninos e Felinos (SICAFE), criado em 2003. Esta fusão permitiu juntar numa única plataforma os sistemas privado e público e reunir, de forma mais eficiente, toda a informação sobre os nossos patudos, num único sistema.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária é a entidade responsável pelo SIAC e as suas responsabilidades incluem:

  • regular a detenção de animais de companhia, medida destinada a contrariar o abandono e as suas consequências para a saúde e segurança das pessoas e bem-estar dos animais;
  • controlar devidamente a comercialização animal;
  • tornar mais eficaz o quadro legal existente para o reforço da detenção responsável dos animais de companhia.

A identificação dos animais de companhia é obrigatória para cães, gatos e furões, devendo ser realizada até 120 dias após o seu nascimento.

Quem faz esse registo é o seu médico veterinário em consulta, devendo este entregar-lhe o documento de registo. No entanto, como tutor, pode verificar se o seu animal de companhia está registado através do seguinte link:

https://siac.vet/verificar-registo/

Helena Ferreira – Médica veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta