Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Se fosse um cão, que raça seria?

Quem nunca viu os 101 Dálmatas, que numa parte do filme retrata a ideia de que existem de facto donos que se parecem bastante aos cães! Já pensou que raça se parece mais consigo? Neste jogo de equivalências, sem dúvida que o temperamento e personalidade são os principais pontos de comparação!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Que perguntas pode fazer a si próprio para perceber qual a raça que melhor encaixa consigo?

  • Em que casa gostaria de viver?
  • Prefere ficar em casa ou aproveitar o fim de semana para sair?
  • Gosta de correr e fazer bastante exercício?
  • É sociável?
  • É alto ou baixo?
  • Demora muito tempo a arranjar-se (tomar banho, vestir-se, etc)?
  • Prefere os convívios com amigos ou dedicar-se à família?
  • Que adjetivos o definem? Carinhoso? Teimoso? Impaciente? Preguiçoso?

A resposta a estas perguntas pode ajudá-lo a comparar-se a algumas raças de cães que podem ter gostos e uma personalidade e temperamento semelhantes aos seus!

Encontre a sua raça:

Gosta de correr e fazer exercício. É considerado um cão ativo, com espírito jovem, frequentemente “aluado”, que prefere passear a ficar em casa. Não liga ao visual, mas a verdade é que tem uma beleza natural muito própria!

Pessoas extrovertidas, que gostam de festa e são extremamente sociáveis seriam sem dúvida um Labrador.

Encontre aqui ração personalizada para o seu Labrador.

Inteligentes, muito leais à família, adoram atividade física tal como o Labrador! Tem um pelo que lhes confere uma aparência própria, muito elegante, que necessita de tratamento constante.

Pessoas que gostam de ter uma vida social ativa, que se preocupam com a imagem (principalmente com o cabelo!), que necessitam de exercício físico para se sentirem bem física e psicologicamente seriam um Golden Retriever.

Encontre aqui ração personalizada para Golden Retriever.

O Pug é um cão de raça pequena, muito leal ao dono e que gosta de companhia a toda a hora! É um cão de apartamento e apesar de calmo pode ser bastante teimoso.

É o espelho de pessoas teimosas, mas afetuosas! Pessoas que preferem aproveitar o fim de semana em casa, com a família, que gostam de conviver e odeiam não ter companhia… seriam um Pug!

  • Teckel

Gosta do sofá, mas não diz não a uma bela brincadeira no parque em troca de um fim-de-semana passado em casa. É um cão confiante, apesar da sua estatura. É uma raça sociável, mas graças à sua vontade muito própria pode entrar em conflito na relação com cães e pessoas. É curioso e muito enérgico e é visto por toda a gente como um cão com aparência muito fofa!

Se é uma pessoa curiosa, com ideias vincadas, confiante e gosta de manter uma vida social ativa… provavelmente se fosse um cão seria um Teckel.

Encontre aqui ração personalizada para Teckel.

  • Pinscher

Cães de apartamento, que gostam de dormir mas adoram vir correr para o parque e conhecer novos amigos! Pequenos, “refilões”, muito ativos e medrosos.

Se revê estas características em si, provavelmente seria um pinscher.

Grande porte, precisam de gastar energia (adoram nadar!), e são cães um pouco ansiosos. Dedicados à família, dão-se bem com outros animais e pessoas e precisam de treino constante para se manterem sociáveis e bem psicológica e fisicamente.

Se é uma companhia agradável para as outras pessoas, gosta de se dedicar à família e amigos, adora fazer exercício e explorar coisas novas, mas ainda assim tem um lado mais ansioso… a sua raça seria o Weimaraner.

Um cão pequeno, que necessita de atenção e companhia, carinhoso e adora o colo do dono. É considerada uma raça vaidosa, pela necessidade de tratamento frequente do pelo e pelos movimentos graciosos. Apesar da estatura pequena, a teimosia e comportamentos de dominância são também característicos de muitos cães desta raça.

Se prefere apartamentos, é uma pessoa vaidosa, tem uma devoção pelo cabelo, adora partilhar momentos com a sua cara metade e adota comportamentos de teimosia e dominância na convivência com outras pessoas… provavelmente seria um Yorkshire Terrier.

  • Bichon Maltês

Também o Bichon Maltês necessita de atenção e companhia. É um cão tranquilo, adora o sofá e o colo do dono! É teimoso e tem uma personalidade forte. Apesar de gostar de dormir durante muito tempo, não diz não a uma boa hora de brincadeira…. sempre com o dono por perto.

Se prefere apartamentos, é uma pessoa tranquila mas com uma personalidade forte, e não diz não a um fim-de-semana no aconchego do sofá… o Bichon Maltês é a sua raça de cão!

  • Beagle 

Historicamente caçadores, os beagles são conhecidos pela sua energia sem fim. É alegre, adora brincadeiras, não aguenta muito tempo sem companhia e sem atividades desafiantes. Adora o exterior, precisa de uma educação firme e é confiante e corajoso! Muitos Beagles têm um uivar característico.

Portanto, se coragem e determinação não lhe falta, é uma pessoa extrovertida, que está sempre dentro de novos programas com os amigos, cria um ambiente de alegria à sua volta e tem uma voz marcante… provavelmente a sua raça seria o Beagle.

Encontre aqui ração personalizada para Beagle.

  • Corgi

Um cão de família, com um grande instinto de proteção e lealdade. Gosta de morar em apartamentos, e tem um pelo que necessita de tratamento frequente. É alegre e alinha em todas as brincadeiras. Adora comer e por vezes é um pouco impaciente. O treino é muito importante em cães desta raça!

Se tem um instinto protetor muito apurado, com uma ligação forte à família, adora divertir-se e é impaciente em determinadas situações… a sua raça seria o Corgi.

  • “Rafeiro”

É o cão de raça indeterminada… cuja personalidade é variável consoante as raças que lhe deram origem. Contudo, o meio ambiente moldará a personalidade dos rafeiros (assim como dos cães de raça!). São cães normalmente dóceis, muito próximos do dono… que também podem ter temperamentos negativos (como serem mais desconfiados). Depende!

Se tem um feitio com características não muito vincadas… quem sabe se não terá semelhanças com os rafeiros!

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta