Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Quais as alturas do ano em que os cães perdem mais pêlo?

Tem a sua casa repleta de pêlos do seu cão? Perceba quando isto acontece e como preveni-lo ao ler este artigo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Um dos maiores problemas para os tutores de cães é, sem dúvida, a queda de pêlo. Em algumas épocas do ano, a queda do pêlo intensifica-se e torna-se incómodo ver tamanha quantidade de pêlo perdida pela casa!

A maioria dos cães perde pêlo ao longo de todo o ano, contudo nos meses antes e depois do Inverno, a queda é mais acentuada. Nesses períodos, os patudos perdem a pelagem de Verão para dar lugar à de Inverno e vice-versa. O pêlo é uma ferramenta importante que confere proteção à pele dos nossos patudos, por isso deve ser adequado à estação do ano em questão. Isto significa que, antes do Inverno, a pelagem fina é substituída por uma mais densa e grossa, que lhes permite protegerem-se do frio; enquanto que após o Inverno, nos meses de Primavera, essa pelagem cai e dá origem a uma mais fina novamente, sendo mais confortável para os meses quentes.

O facto de os cães perderem pêlo todo o ano não deve desvalorizar situações de queda de pêlo excessiva que, muitas vezes, é consequência de problemas de saúde. Nesses casos, o Médico Veterinário deve ser consultado para dar seguimento à terapia necessária.

É possível controlar a queda de pêlo?

Existem estratégias a adotar para prevenir uma queda tão intensa de pêlo, nomeadamente a escovagem semanal, os banhos e a utilização de rações de elevada qualidade com suplementação de ácidos gordos.

Estes cuidados devem ser estabelecidos ao longo do ano e não apenas nas estações de maior queda de pelagem. Ao termos conhecimento de que no Outono e na Primavera, a queda de pêlo é mais acentuada, conseguimos trabalhar na sua prevenção antecipadamente.

  • Banhos e escovagem: Aconselhe-se junto do seu Médico Veterinário habitual para perceber qual a frequência de banhos mais adequada para o seu patudo. Por norma, banhos mensais podem ajudar bastante, mas cada caso é um caso. Nas épocas de maior queda de pêlo, aconselha-se a escovagem duas vezes por semana, de forma a remover a camada de pêlo morto. Durante o resto do ano, os cães devem ser escovados semanalmente. Mais uma vez, cada caso é um caso e o tipo de escovagem varia mediante a raça. Assim sendo, existem cães que devem ser escovados por profissionais na área de Grooming, enquanto outros poderão sê-lo em casa.
  • Alimentação: o melhor investimento que se pode fazer quando se adota um cão é, sem dúvida, uma alimentação cuidada e criteriosa. Rações de elevada qualidade e adequadas às necessidades nutricionais e energéticas de cada animal, são a chave na prevenção de imensos problemas como os dermatológicos.
  • Ácidos gordos: Os ómegas 3 e 6 são fundamentais para uma pele e pêlo saudáveis. Estes ácidos gordos permitem ao organismo dos cães, regenerar a pele e consequentemente o pêlo de forma mais eficaz. Eles podem ser encontrados não só na ração, mas também sob forma de suplementos (comprimidos, cápsulas, pastas ou pipetas spot-on).

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta