Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

O meu cão deve usar protetor solar?

Tal como os humanos, os cães também sofrem quando expostos ao sol e precisam de proteção. Saiba como lendo este artigo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O Verão é sinónimo de passeio, férias e diversão! Contudo, torna-se importante protegermo-nos do sol. O mesmo acontece com os nossos patudos, pois também eles podem sofrer de queimaduras solares e até desenvolver neoplasias cutâneas!

O protetor solar para cães protege-os das radiações ultravioleta (UVA e UVB), evitando os problemas a elas associados.

Por que o protetor solar também é importante para cães?

Tal como nos humanos, a radiação UV é nociva para os nossos patudos. Por esse motivo, o uso de proteção na pele contra os raios UV é importante nos cães. As principais doenças associadas à exposição solar sem proteção são as neoplasias, doenças auto-imunes e dermatites.

Todos os cães precisam de protetor solar?

Sim! A utilização de protetor solar deve ser transversal a todos os cães e deve ser aplicado sobretudo em zonas com menos pelo e mais expostas aos raios solares, como orelhas e nariz. Os cães de pelagem branca ou de pêlo curto são os mais suscetíveis aos efeitos nocivos da radiação UV, exigindo cuidados redobrados!

É preciso passar o produto todos os dias?

É aconselhável utilizar protetor solar diariamente, sobretudo nos cães de pelagem branca ou curta, como por exemplo os da raça Dálmata. Muitos ficam expostos ao sol mesmo sem saírem de casa, nos seus jardins, varandas ou até mesmo através do vidro da janela!

Como e onde passar o protetor solar nos cães?

A dica é aplicar o produto nas áreas onde existem menos pelos, o que pode variar de patudo para patudo. As áreas mais comuns são o nariz, orelhas, barriga, em redor dos olhos e na risca do dorso onde ocorre a divisão dos pelos. O protetor deve ser aplicado 20 minutos antes do início da exposição solar.

É necessário fazer a reaplicação do produto ao longo do dia?

Sim! Como nos humanos, os protetores solares devem ser reaplicados cada 3 horas a fim de manterem o seu efeito.

Posso usar protetor solar de humanos em cães?

Os protetores solares usados em humanos podem conter substâncias tóxicas para os cães, por isso é essencial que antes de os utilizar nos patudos se aconselhe junto do seu Médico Veterinário.

Quais são as outras formas de proteger os cachorros contra os raios UV?

Os cuidados devem ser os mesmos que temos em relação a nós, como dar preferência a locais com sombra e evitar a exposição solar durante as horas de maior calor (entre as 10h e as 16h). Os passeios no início da manhã e final da tarde devem ser privilegiados. Existem também roupinhas com proteção UV que protegem os cães das queimaduras solares, sobretudo na barriga e no dorso.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta