Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Porque é que o meu cão espirra quando brinca?

O espirro nos cães, se frequente, pode ser associado a diversas patologias. Contudo, em determinadas alturas de brincadeira, o cão espirra e é algo normal!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Muitos cães ao brincarem com outros, ou mesmo com os seus donos, por vezes param e espirram. Mas porque é que o cão espirra nesta situação?

Quais as principais causas do espirro?

O espirro é um mecanismo de proteção que permite ao organismo tentar expulsar algo que possa estar a causar irritação local. O espirro pode surgir por uma causa inflamatória ou alérgica, ou ocorrer esporadicamente e ser considerado normal.

Dentro das principais causas para o aparecimento de espirros, podemos destacar:

  • Causas inflamatórias ou infeciosas – que requerem diagnóstico e tratamento médico;
  • Causas alérgicas – principalmente alergias ambientais;
  • Presença de corpo estranho – como praganas, que normalmente entram pelo nariz e se alojam na cavidade nasal;
  • “Espirro reverso” – caracterizado por um espasmo em resposta a uma entrada de ar violenta. Pode ser confundido com “engasgamento”.

Porque razão o cão espirra quando brinca com outros cães?

Para além das causas indicadas, é normal que em momentos de brincadeira e euforia os patudos possam parar para espirrar, por vezes mais do que uma vez.

Há quem indique que o espirro durante a socialização com outros cães é uma forma de comunicação e de transmissão de sinais. Mesmo durante a interação com pessoas, o espirro pode ser uma forma de transmissão de euforia e boa disposição!

Contudo, é possível que durante estados de alegria e euforia, durante brincadeiras “intensas”, possa ocorrer irritação local pela passagem violenta de ar – um estímulo que induz o espirro.

É importante para o dono perceber se os espirros são esporádicos e se só ocorrem neste tipo de situações, ou se podem estar relacionados com outro tipo de alterações.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta