Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

O meu cão é agressivo com outras pessoas. Porquê e como corrigir?

O seu cão não tem o comportamento que deseja quando recebe visitas ou quando o está a passear? Sempre que algum estranho se aproxima dele este reage de forma negativa? Mas porque será que o seu patudo faz isso e como o pode ajudar, descubra-o com este artigo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Porque é que o meu cão é agressivo?

Um cão é agressivo por más aprendizagens que viveu no passado. O ser agressivo pode resultar de um trauma ou uma má experiência vivida, onde o medo o leva a atacar para se defender. No entanto, a agressividade pode também resultar do sentimento de possessão ou mesmo de falta de educação e socialização. Cada caso de agressividade deve ser interpretado individualmente e quando mais cedo corrigido o comportamento melhor.

Porque é que o meu cão é agressivo com outras pessoas?

Como dito anteriormente, este comportamento pode resultar de um trauma passado, no caso de ter sido abandonado, ou mesmo de falta de socialização. Mas também este comportamento pode derivar de um sentimento de possessão pelo dono ou de proteção do mesmo ou do seu território. Quando os cães são agressivos para as outras pessoas é porque as veem como potenciais ameaças e ao sentirem-se ameaçados ou verem o seu dono ou território em perigo a única solução que têm é defender-se/defende-los lutando.

Como é que posso ajudar o meu cão?

Idealmente devemos perceber o que leva o nosso cão a ser agressivo com as outras pessoas, só assim conseguimos corrigir eficazmente o comportamento de agressividade. Perceber o motivo nem sempre é fácil e pode sempre precisar de ajuda de um médico veterinário especialista em comportamento ou de um treinador canino, que são profissionais que o conseguem ajudar a interpretar e perceber o motivo dos comportamentos de agressividade e também de o ajudar a elaborar uma estratégia de o eliminar. Quando mais cedo na vida do seu cão for iniciado o tratamento do comportamento de agressividade, mais fácil vai ser a sua correção e maior será o sucesso. E lembre-se que corrigir um comportamento pode levar tempo e é preciso muito amor!

Dicas fundamentais para corrigir o comportamento de agressividade:

  • Tente desviar a atenção do seu cão da pessoa que está a promover este comportamento;
  • Não grite, não ralhe, não o castigue! Este nosso comportamento, em vez de os ajudar, pode levar ao agravamento do comportamento de agressividade, uma vez que o nosso cão pode interpretar a nossa reação como um comportamento desejado a invés do que lhe queremos transmitir;
  • Aposte desde muito cedo no treino de obediência e na socialização;
  • Reforce positivamente, com um biscoito ou uma festa, sempre que o seu cão se portar bem e vá introduzindo lentamente e gradualmente os estranhos na vida do seu cão para que este vá perdendo o medo e se habituando á presença de estranhos.

 

Maria Mariano

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta