Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Mitos e verdades sobre o Rottweiler

Tire as teimas sobre o Rottweiler! Descubra os mitos e verdades sobre o Rottweiler e fica a conhecer a verdade sobre a raça!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os Rottweiler devido ao seu aspecto imponente e grandioso são marco de violência e agressividade. Mas muitas histórias não poderiam estar mais longe da verdade. Aqui ficam alguns mitos e verdades sobre o Rottweiler. 

O Rottweiler é perigoso e naturalmente agressivo

MITO! 

Uma das principais características associadas à raça Rottweiler (agressividade).

Por serem cães com aparência intimidadora, fortes e ágeis é assumido que são cães perigosos e agressivos. No entanto, todas estas feições não o tornam perigoso. Como todas as raças de cães é necessário treino e socialização. Até o mais pequeno Pinscher, levado ao limite, pode ferrar.   

Esta raça necessita de um dono forte e pulso firme que o saiba ensinar e treinar. Quem adquire este cão tem a responsabilidade importante de o saber treinar e conhecer o animal e os seus hábitos melhor do que ninguém para que saiba antecipar situações de stress.

O Rottweiler é uma raça potencialmente perigosa

VERDADE!

Em Portugal o Rottweiler é considerado uma raça potencialmente perigosa. O que o leva a ser incluído nesta lista? 

Para entrar na lista são incluídos quaisquer animais que devido às características da espécie, ao comportamento agressivo, ao tamanho ou potência da mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.

É importante antes de adquirir um Rottweiler, ou qualquer animal da lista, se informe sobre o que precisa de fazer para que esteja tudo legalizado

O Rottweiler é um bom cão de guarda

VERDADE!

Os Rottweiller têm um instinto protector, ágil e fiel que o torna um excelente cão de guarda. No entanto, só ter o instinto não basta! Um cão protector, se não for bem ensinado pode tornar-se agressivo muito rapidamente. É importante que estes sejam equilibrados e saibam responder a ordens.

O Rottweiler não é bom com crianças

MITO!

Apesar de serem animais mais solitários, todos os cachorros se bem socializados e habituados a conviver com crianças podem ser óptimos companheiros para os mais pequenos. Têm uma natureza calma e tranquila que se forem criados em um ambiente saudável e amoroso se tornam a melhor companhia para toda a família.   

O Rottweiler é inteligente 

VERDADE! 

Esta é uma das características mais marcantes desta raça. De acordo com um estudo realizado, onde testaram a obediência canina, o Rottweiler ficou em número 9. Aqui as principais características avaliadas foram a quantidade de repetições necessárias para aprenderem um novo comando, assim como o tempo de resposta para fazer isso. Foram considerados mais inteligentes os cães que precisaram de até 5 repetições para assimilar um novo comando.

No entanto, é importante reter que cada raça ou animal pode assimilar novos comandos depressa dependendo da forma de como são ensinados. 

O Rottweiler por ser cão de raça vai ter várias doenças 

MITO!

É verdade que, devido a certas características da raça, os Rottweiler são animais predispostos a vários tipos de doenças, mais que outros animais. No entanto, não é correto assumir que todos os animais desta raça vão sofrer de patologias como a displasia da anca ou patologias cardíacas. 

É importante enquanto criador não cruzar animais que tenham essas doenças e como dono realizar testes de despiste. Conseguimos ao longo do tempo minimizar os efeitos de certas doenças, nomeadamente com uma boa alimentação para Rottweiler e com controlos veterinários regulares. Devemos evitar cruzamentos de animais com doenças genéticas diagnosticadas que possam passar à descendência.

Em termos de mitos e verdades sobre o Rottweiler é possível que ainda existam ainda vários assuntos para desmistificar. Não devemos assumir nada só por ser um animal de raça e por ser considerado um animal perigoso. O treino e educação são fundamentais para a criação de um animal de família que trate todos com respeito e carinho.

Filipa Pinheiro

Médica Veterinário de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta