Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

6 mitos e verdades sobre Pitbulls

O Pit Bull é uma raça comum em Portugal e suscita interesse. Venha conhecer mitos e verdades sobre Pit Bulls.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O Pit Bull é uma das raças consideradas em Portugal como potencialmente perigosa. Bonitos e musculados, podem ser muito meigos, protetores e excelentes amigos de crianças. No entanto o detentor deve ser experiente com animais e treino e cumprir todas as medidas legais impostas. Ficam aqui alguns mitos e verdades sobre Pitbulls.

O Pit Bull é sempre agressivo

Esta afirmação está errada. Apesar de ser considerado em Portugal uma das raças potencialmente perigosas, isso não faz do Pit Bull um animal agressivo. Devido ao seu poder de mandíbula foi dada esta classificação, uma vez que a sua mordedura pode provocar danos graves. O Pit Bull deve ser treinado desde cedo para que seja um cão sociável e obediente.

O Pitt Bull quando morde não abre mais a boca

Não é verdadeira esta afirmação. Tal como os outros cães, o Pit Bull se morder tem a capacidade de abrir a boca novamente, não fica com a boca sempre cerrada.

Quando um Pit Bull é agressivo para outros cães também o será com humanos

Mito. O Pit Bull pode ser menos amigável com outros cães e isso não significar que vai ser agressivo para humanos. Nem todos os cães gostam de companhia canina e podem preferir o melhor amigo humano.

Um Pit Bull não pode ser meigo a vida toda

Claro que pode! Um Pit Bull pode ser o melhor amigo, muito dócil, obediente e leal durante toda a sua vida. Basta que, como para qualquer cão, o seu crescimento e educação se faça com base nestes pilares. Esta frase é por isso mito.

Os cruzamentos de Pit Bull são considerados animais potencialmente perigosos

Correto. Os Pit Bull bem como os seus cruzamentos são considerados potencialmente perigosos em Portugal, tendo por isso que cumprir todos os requisitos presentes no decreto-lei n. 315/2009 de 29 de Outubro.

O Pit Bull é obrigado a ser treinado

É verdade. O decreto-lei n. 315/2009 de 29 de Outubro, estabelece que é obrigatória a realização de treino com vista à socialização e obediência. Este treino deve iniciar-se entre os 6 e os 12 meses de vida do animal. O treinador deve ter o título profissional de treinador de cães perigosos ou potencialmente perigosos emitido pela DGAV. Não se esqueça das recompensas quando treinar o seu melhor amigo.

Estes são alguns mitos e verdades sobre Pitbulls. Se está a pensar ter um Pit Bull informe-se de todos os requisitos legais para o ter em Portugal. Não só questões pessoais como relacionadas com o espaço onde o vai ter, o treino, formação específica e medidas de circulação na rua (como uso obrigatório de açaime). Deve ainda escolher uma boa alimentação para Pitbull que cumpra as necessidades diárias deste tão musculado melhor amigo. Fale com o seu médico veterinário para saber ainda mais sobre a raça.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta