Materiais perigosos nos brinquedos dos cães: quais devemos evitar?
Os brinquedos enriquecem o ambiente e a vida dos cães, porém é preciso cuidado na sua escolha. Veja aqui os materiais perigosos que devemos evitar!
Ana Pinto
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Os brinquedos promovem o desenvolvimento mental e físico dos nossos amigos de 4 patas!
A escolha do brinquedo ideal e seguro para os cães exige algum cuidado! Por mais atrativo e interativo que o brinquedo seja, é preciso ter em consideração alguns aspetos. Em primeiro lugar, deve sempre escolher um brinquedo específico para cães e, depois considerar o material da sua constituição, evitando os mais perigosos. O tamanho do brinquedo deve ser adequado ao tamanho da boca do animal: recomenda-se que seja 10% maior!
Tome nota!
- Brinquedos de plástico e borracha: o tipo de plástico e/ou borracha deve ser de elevada qualidade, evitando que se desfaça com o uso. Se tal acontecer, a probabilidade do patudo ingerir fragmentos é elevada! Além disso, podem magoar as gengivas e os dentes! Opte por brinquedos de borracha natural, já que são os mais seguros. Alguns destes brinquedos permitem colocar os seus snacks favoritos ou ração no interior, como por exemplo o Kong.
- Peluches: são pouco resistentes e degradam-se com facilidade! Os cães podem ingerir os seus pedacinhos ou recheio, correndo o risco de engasgamento, gastroenterite ou obstrução intestinal.
- Ossos e couro: no processo de fabrico, estes ossos são submetidos a vários processos químicos que podem causar intoxicação.
- Cordas para puxar: por norma não causam grandes problemas, mas se o cão for removendo os seus fios e os ingerir pode ter dificuldades a defecar.
Lembre-se que é importante verificar diariamente o estado dos brinquedos do seu patudo e substituir os que estão estragados com frequência! Ele vai adorar receber novos 🙂
Ana Pinto
Médica Veterinária de Animais de Companhia