Inteligência canina em comparação com inteligência humana
Já se perguntou o que se passa na cabeça do seu cão? Acha que apenas age por instinto? A ciência tentou ir mais longe e fez um estudo no qual poderá ver o quão inteligente é um cão quando comparado a um humano.
Sara Arenas
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Stanley Coren, um investigador da Universidade Britânica de Columbia, compara a inteligência dos cães à de uma criança de 2 anos.
Segundo esse estudo, os cães são mais espertos do que imagina e, embora não consigam equilibrar as suas finanças, eles sabem alguns números e podem usá-los para entender coisas básicas.
Saiba os factos mais curiosos do estudo de Stanley Coren, que compara a inteligência dos cães à dos humanos:
- Os cães sabem contar e são capazes de entender mais de 150 palavras, incluindo sinais. O limite superior da capacidade dos cães em aprender a língua é baseado em parte no estudo de um Border Collie chamado Rico, que demonstrou saber 200 palavras faladas, algo que os cientistas acreditavam que só acontecia em humanos e macacos.
- Durante momentos de brincadeira, os cães são capazes de tentar enganar deliberadamente outros cães e pessoas para conseguir obter recompensas, diz Coren: “E eles são quase tão bem sucedidos em enganar os humanos quanto os humanos em enganá-los a eles.”
- Eles têm a capacidade de contar até 4 ou 5, e têm um conhecimento básico de aritmética. Também podem detectar erros em cálculos simples como 1 + 1 = 1 ou 1 + 1 = 3.
- A inteligência entre cães difere e a raça do cão determina algumas dessas diferenças. O Border Collie é a raça canina mais inteligente.
- De acordo com Coren, existem três tipos de inteligência canina: instintiva (o que o cão foi criado para fazer), adaptativa (quão bem o cão aprende e se adapta ao seu ambiente para resolver problemas) e trabalho e obediência (o equivalente à aprendizagem escolar).
- Em termos de inteligência operacional, “os Border Collies ocupam o 1º lugar, os Poodles 2º, seguidos pelos Pastores Alemães. O 4º da lista é o Golden Retriever, o 5º é o Doberman, o 6º é o Pastor-de-Shetland e o último é o Labrador Retriever “, disse Coren.
- Por via da observação, os cães podem aprender a localização de objetos valiosos (snacks), os melhores caminhos (o caminho mais rápido para a cadeira favorita), o funcionamento de mecanismos (como se trava uma máquina simples) e o significado de palavras (às vezes só ouvindo as pessoas falarem e observando as suas ações).
Conclusão
Cada cão é um cão: assim como os humanos, cada cão tem habilidades diferentes que os tornam mais espertos em algumas coisas e menos noutras.
Embora os cientistas se esforcem para recolher dados sobre como os cães vivenciam e pensam sobre o mundo, é importante lembrar que as suas descobertas não significam que o seu cão tenha um padrão particular de inteligência.
Lembre-se que existem muitos tipos de inteligência. Alguns cães podem destacar-se na avaliação de situações sociais, outros conseguem aprender palavras, enquanto outros podem ter uma grande habilidade para resolver problemas. Em que acha que o seu cão é mais inteligente?