Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Guia de viagem: O que saber antes de levar os cães de viagem?

Os tutores que levam os seus amigos de quatro patas de viagem devem considerar alguns aspetos quer a viajem seja de avião ou não. Veja-os aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que saber antes da viagem?

Alguns cães gostam mais de viajar do que outros. É importante perceber se o seu cão tem uma personalidade que o permite viajar tranquilo ou se pelo contrário é um cão muito agitado, em que a viagem vai ser um fator de stress.

Para cães stressados e/ou que viajam de avião, pode ser aconselhada a administração de medicação ‘calmante’ prescrita pelo Médico Veterinário na consulta pré-viagem.

Para cães que enjoam nas viagens de carro e que vomitam, pode ser aconselhada a administração de medicação anti-enjoo, prescrita pelo Médico Veterinário.

Com que antecedência devo preparar a viagem?

Depende do local para onde for viajar. Se for viajar para fora da União Europeia, é importante começar a preparar a viagem com cerca de 2 meses de antecedência, para que nada corra mal.

  • Vacinação: a vacinação da raiva é obrigatória. Animais que viajam com menos de 3 meses e não podem ser vacinados contra a raiva necessitam de estar acompanhados de uma declaração emitida pelo Médico Veterinário com essa indicação. Para primeiras vacinações ou vacinações tardias (em que o prazo do reforço vacinal foi ultrapassado), a vacina da raiva deve ser administrada pelo menos 21 dias antes da viagem;
  • Desparasitação: dependendo dos locais de destino, a desparasitação interna 5 dias antes da viagem é obrigatória. Contudo, é aconselhado independentemente do destino que o cão esteja devidamente desparasitado interna e externamente;
  • Consulta pré-viagem: para viagens fora do país é necessária a realização de um exame físico com atestado Médico Veterinário, preenchido no passaporte, com a indicação de que o animal se encontra saudável para viajar;
  • Identificação do animal com Microchip;
  • Documentos obrigatórios: O passaporte é obrigatório para viagens para fora do país e deve ser solicitado no hospital/clínica veterinária. Para além do passaporte podem ser necessários documentos extra caso a viagem seja para fora da EU. Deve solicitar informações junto do seu Médico Veterinário e da DGAV.

O que não pode faltar?

  • Para viagens fora do país: necessita de passaporte, com a vacina da raiva válida, aprovação pelo Médico Veterinário de como o animal se encontra saudável para viajar dias antes da viagem, desparasitação interna realizada antes da viagem (dependendo do local para onde vai viajar). Caso viaje para fora da União Europeia, pode ser necessário o preenchimento de documentos extra mencionados anteriormente e exames como titulação de anticorpos da raiva (requeridos para a viagem de volta a Portugal).

Se for viajar de avião…

Deve recolher informações de dois locais diferentes: por um lado é importante contacta a companhia aérea, por outro lado é importante perceber que documentação obrigatória vai necessitar e como tal é recomendado que fale com o seu Médico Veterinário e com a DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária) (principalmente se for viajar para fora da União Europeia).

Dependendo do tamanho do animal, este poderá ter que viajar no porão, dentro de uma transportadora. Animais mais pequenos podem viajar junto do passageiro, também numa transportadora.

Algumas dicas…

  • Deixar água à disposição antes da viagem;
  • Fazer um passeio mais longo antes da viagem;
  • Evite grandes refeições antes da viagem, especialmente se for administrar medicações calmantes/tranquilizantes. Guarde os seus snacks e ração favorita para oferecer aquando a chegada!
  • Caso o tutor esteja stressado com a viagem, é importante que não transmita essa ansiedade para o cão;
  • Retire a trela e peitoral durante a viagem, e evite colocar acessórios e roupa;
  • Deixe um brinquedo pequeno dentro da transportadora para o seu amigo se distrair durante a viagem;
  • Se for viajar de carro, mantenha um ambiente arejado e faça paragens a cada 2 horas e ofereça água.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

 

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta