GPS para cães: é essencial para o meu cão?
O GPS para cães é um acessório inovador que veio para ficar, pois permite não só monitorizar o nosso cão, como reduzir o número de animais perdidos e abandonados. Saiba do que se trata com este artigo.
Ana Matias
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Os localizadores GPS para cães são acessórios modernos, recentes no mercado, mas que já se demonstraram importantes em várias vertentes. Estes equipamentos enviam sinais que indicam a localização exata em tempo real dos cães que os utilizam, permitindo que sejam monitorizados de forma eficaz.
Quais os benefícios de um GPS no meu cão?
- Permite obter a sua localização em tempo real, pelo que o tutor sabe sempre onde se encontra o seu patudo.
- Fornece estatísticas de utilização, isto é, regista e guarda um historial de localização. Assim, é possível saber qual o trajeto real do cão durante a sua deslocação.
- Avalia o estado físico do cão. Alguns modelos de GPS incluem um monitor de atividade que analisa e envia informação ao tutor sobre alguns indicadores do estado de saúde do patudo, como a sua temperatura, frequência cardíaca, padrões de descanso e temperamento. Estes dados são úteis, pois permitem planear uma rotina de atividade física adequada ao cão em questão.
- Analisa zonas seguras onde o cão possa mover-se livremente sem riscos, como dentro de casa, áreas comuns de condomínios ou parques de passeio. Sempre que o cão sair de alguma dessas zonas, o GPS envia um alerta ao tutor com a sua localização atual.
- Treinar o cão, se incorporar essa função, permitindo ao tutor relacionar-se à distância com o seu patudo. Estes dispositivos emitem determinados sons ou vibrações associados a atividades específicas (caminhar mais lentamente, parar, correr, entre outras).
Que tipo de GPS existem?
- GPS tradicional: inclui um rádio-transmissor que emite a localização do cão. A sua maior vantagem reside no facto de emitir sinal mesmo nas zonas onde não existe rede de telemóvel. Contudo, o seu programa de acompanhamento limita-se a um determinado raio de alcance, o qual depende do equipamento. Isto significa que, se o animal sair dessa zona, o sinal é perdido. Estes dispositivos constituem uma opção prática para os cães que permanecem mais tempo por casa ou zonas próximas.
- GPS com cartão SIM: tal como o nome indica, estes equipamentos incluem um cartão SIM que se liga, por sua vez, a uma rede móvel, de modo a enviar a localização do cão em tempo real. Possui a vantagem de se manter ativo em qualquer local onde exista rede móvel. Para ter acesso a este serviço é necessário instalar uma aplicação que permita realizar o acompanhamento. É útil para cães que passam muito tempo fora de casa, como os cães pastores ou de caça. Também se torna prático nos casos em que os animais têm por hábito viajar ou dar umas escapadelas de vez em quando 🙂
Existe alguma desvantagem?
As desvantagens da utilização de GPS resumem-se à possibilidade de o dispositivo poder soltar-se do cão e perder-se, bem como à ausência de transmissão de sinal se a rede for limitada/inexistente ou se o animal sair fora da área de alcance. Estas situações comprometem totalmente a finalidade destes equipamentos.
O ideal será sempre associar o localizador de GPS ao dispositivo de identificação eletrónica (Microchip) obrigatório por lei. Um não substitui o outro e, na realidade, são complementares 🙂
Ana Matias
Médica Veterinária