Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

5 fatores-chave para entender as emoções de um cão

Quem tem um cão sempre sonhou que ele pudesse falar. Seja para sabermos o que quer, mas também para perceber o que sente. Sabia que existem alguns pequenos truques para entender melhor o que o seu cão sente?!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita
  • Comunicação sonora:

A forma dos nossos cães tem de falar connosco é ao ladrarem. Mas sabia que cada ladrar é diferente do outro.

Uivar – pode significar falta de atenção por parte dos donos, associado ao chamamento da matilha. Também pode ser caraterístico de algumas raças como o Husky.

Ladrar – os latidos ou ladrar é a forma mais comum dos cães comunicarem. A sua intensidade e frequência podem significar coisas bastante diferentes. Se o seu cão ladra a olhar para si, onde ladra espera uns segundos e volta a ladrar é muito provável que o seu cão lhe esteja a pedir alguma coisa, um brinquedo, um biscoito, comida, água ou mesmo só atenção. Mas se o seu cão ladra constantemente sem parar, onde pode rosnar também, o seu cão pode estar a sentir medo, ansiedade ou perigo.

Gemidos, choro ou ganir – muitas vezes associado a dor e desconforto, mas também pode significar ansiedade e nervosismo.

  • Posição das orelhas:

As orelhas podem dar-nos informações bastante interessantes sobre o que o nosso cão está a sentir. Se as orelhas estão para cima é um sinal que este está curioso e até confuso devido a um barulho, mas se as orelhas estiverem posicionadas para trás o seu cão está nervoso, assustado e alerta pronto a atacar. Quando o cão está alegre ou excitado pode mesmo alternar a posição das orelhas com frequência.

  • Posição cauda:

A cauda é das partes do corpo do nosso cão que mais facilmente, para nós, nos dá indicação do que sente. Quando este abana a cauda de um lado para o outro ou mesmo a deixa solta naturalmente é um sinal que está feliz, tranquilo e que confia no ambiente e pessoas que o rodeiam. Por outro lado, se a cauda está em posição horizontal e empinada indica-nos que o nosso cão está alerta ou atento. Caso a cauda esteja para baixo e tensa ou mesmo entre as pernas fique atento, pois o seu cão pode estar com medo ou dor.

  • O olhar:

Tal como nós, a forma do cão olhar para um objeto pode descodificar o que sente. Ora vejamos, se o cão olhar fixamente para uma coisa ou local significa pode estar curioso, mas se olhar pelo canto do olho significa que está desconfiado.

  • Posição Dorso e Patas:

Se encontra o cão com o dorso arqueado e encolhido este pode encontrar-se com medo ou com dor. Por outro lado, se a coluna vertebral está completamente estendida, pelo eriçado e membros esticados o cão encontra-se desconfiado e pronto a atacar.

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta