Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Encontrei um cão – o que devo fazer?

Sempre que vir um cão perdido na rua pare para o socorrer e encontre um local perto onde possa ser feita a leitura do microchip.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Posso socorrer o cão e levá-lo para leitura do microchip?

Sim, é importante que o faça. Provavelmente o dono andará incansavelmente à procura do seu amigo.

Deve ter cuidado na manipulação! Se o cão estiver perdido, provavelmente estará assustado e desconfiado, podendo adotar posturas mais agressivas. Tente aproximar-se lentamente e com cuidado, para que o cão ganhe a sua confiança. Pode utilizar snacks ou ração para atrair o animal para junto de si.

E se não puder socorrer o cão, o que faço?

Poderá entrar em contacto com a câmara ou o canil municipal da região, que irão prestar-lhe ajuda. O próximo passo será proceder à leitura do microchip.

Onde é feita a leitura do microchip?

Maioritariamente em clínicas e hospitais veterinários e no canil municipal.

Se o cão tiver microchip, como encontrar o dono?

Com a leitura do microchip é possível proceder ao contacto com o dono, através dos dados pessoais existentes no registo no sistema de identificação animal.

Como fazer se o cão não tiver microchip?

Se o cão não tiver microchip existe uma de duas hipóteses: ou não foi colocado microchip mas ainda assim o cão tem dono, ou então não tem dono.

A divulgação do caso deve ser feita o quanto antes. Existe uma plataforma destinada à partilha de cães desparecidos e encontrados em Portugal (www.encontra-me.org), onde deve registar a ocorrência em “encontrou um animal”.

Pode ainda ser feita através dos canis municipais e todas as entidades que possam prestar ajuda (clínicas veterinárias, por exemplo), para que possa chegar ao maior número de pessoas (com o objetivo de chegar até ao dono). Podem ser divulgadas e partilhadas fotografias e o local de desaparecimento através das redes sociais.

Enquanto não é encontrado o dono, deverá ser oferecido se possível um local de abrigo para o patudo encontrado (canil municipal, associações, famílias de acolhimento, entre outras).

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta