Como cuidar das patas do seu cão
Os nossos patudos usam as patas o tempo todo e para todas as suas atividades diárias. Muitas vezes, como donos, esquecemo-nos que é preciso cuidar das patas dos nossos cães para que eles se mantenham ativos e saudáveis.
Maria Mariano
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
A importância de cuidar das patas do seu cão:
Muitas vezes esquecemo-nos de cuidar das patas dos nossos cães, mas estas são fundamentais para que os nossos patudos se sintam bem, pois usam-nas para todas as suas atividades do dia a dia.
As almofadas plantares, que se encontram constantemente em contacto com o chão, são super sensíveis e delicadas e ajudam a proteger as articulações dos nossos cães, absorvendo o impacto quando se movem. Outras das funções das almofadas plantares é que a pele destas é modificada para aguentar as diferentes temperaturas do solo, dar estabilidade aos nossos cães e fazer com que estes consigam andar em todos os terrenos sem que se magoem. No entanto, os nossos patudos também as podem magoar e terem dores horríveis até que fiquem bons.
Além das almofadas plantares também devemos ter cuidados com as unhas e pêlo dos nossos cães para que estes estejam sempre alegres e prontos a brincar.
Como posso cuidar das patas do meu cão?
- Manter as unhas cuidadas – naturalmente os nossos patudos conseguem fazer a manutenção do crescimento das suas unhas, pois ao andarem desgastam-nas, mas nem sempre isso acontece. Quando o crescimento das unhas dos nossos cães é superior ao seu desgaste é preciso cortá-las, para isso pode pedir ajuda ao seu médico veterinário, mas também as pode cortar em casa. O importante é que tenha sempre em atenção que as unhas devem estar mais ou menos ao nível das almofadas plantares e que não deve cortar o interior das unhas denominado sabugo, que é rico em vasos sanguíneos e nervos. Caso o lesione, além de provocar dor ao seu cão, também vai deitar muito sangue, para o estancar deve pressionar com uma compressa limpa a unha.
- Mantenha os pêlos curtos entre as patas – principalmente para os patudos de pêlo comprido, é importante ter em atenção se o pêlo que cresce entre os dedos e as almofadas plantares, estes devem estar curtos para evitar se que o seu patudo escorregue por causa deles.
- Cuide das almofadas plantares – estando sempre em contacto com o chão, as almofadas plantares estão sujeitas a muitas agressões e facilmente ficam secas e com feridas. Para evitar estas lesões deve frequentemente limpá-las e colocar creme hidratante específico para os nossos cães.
- Mantenha as patas limpas – limpe regularmente as patas, podendo mesmo lavá-las com um shampoo específicos para cães ou com toalhitas, após essa limpeza seca-as muito bem. Assim, vai evitar possíveis infeções e desconfortos.
- Durante os passeios deve ter atenção – á altura do ano em que está evitando passear os nossos cães quando o chão está muito quente no verão e no inverno, se muito frio ou mesmo neve, deve colocar proteções para evitar lesões.
Maria Mariano
Médica Veterinária