Cuidados a ter depois de levar o meu cão à praia
Após um dia de Verão divertido e refrescante, deverei ter algum cuidado especial com o meu cão quando chegar a casa? Veja aqui.
Filipa Calejo
Veterinária2 min de leitura
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Todos os cães adoram brincar na praia! A verdade é que é um Mundo novo, com muito para explorar e repleto de diversão. Alguns dos nossos melhores amigos de 4 patas chegam mesmo a aventurar-se nas ondas salgadas! Consulte aqui as praias onde pode levar o seu cão!
São necessários cuidados após os passeios na praia?
Sim! Antes do merecido descanso, após um dia de praia devemos ter alguns cuidados:
- Remoção da areia e água salgada do pêlo – o banho é fundamental após a ida à praia para eliminar areia e a água salgada do mar. A humidade e a água salgada podem levar ao desenvolvimento de dermatites (infeções na pele). No entanto, na impossibilidade de dar banho de imediato, é recomendado, pelo menos, lavar as patinhas, para evitar as dermatites por lambedura;
- Remoção da areia olhos e nariz – as brincadeiras e os buracos na areia são essenciais para um dia de praia bem passado, mas o seu patudo fica cheio de areia nos olhos e nariz. Deve remover areia com ajuda de soro fisiológico e uma compressa.
- Hidratação – ter água sempre disponível, na praia e após a chegada a casa. Além disso, se estiver na altura da alimentação deve fazê-lo.
- Evite ingestão de água salgada – por vezes, durantes os mergulhos e brincadeiras à beira mar, ocorre ingestão de água salgada provocando vómitos e diarreia. São sintomas transitórios que passam com descanso e hidratação adequada, no entanto em caso de persistência dos sintomas deverá consultar o seu Médico Veterinário.
- Verifique as almofadinhas plantares – devido ao calor as queimaduras plantares são frequentes, por isso quando chegar a casa deve verificar o estado das patinhas. Pode ser necessário colocar bálsamo para hidratar as almofadas plantares ou mesmo realizar tratamento para as queimaduras.
Filipa Calejo
Médica Veterinária de Animais de Companhia