Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Cuidados a ter na neve

Sabe que cuidados deve ter com o seu patudo para o proteger do frio e da neve? Consulte este artigo para ficar a saber tudo sobre este assunto.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Posso levar o meu patudo para a neve?

Sim, uma ida à neve pode ser uma ótima oportunidade para proporcionar uma experiencia diferente ao seu cão e de o mimar. Deve preparar esta aventura com a antecedência, para que consiga estar bem prevenido.

Quais os principais cuidados que devo ter?

  • Mantê-lo quentinho

Da mesma forma que devemos reforçar o nosso guarda-roupa para ir à neve, o mesmo se passa com os nossos patudos. Por isso, não hesite em arranjar-lhe um outfit quente e impermeável, para o ajudar a manter a temperatura corporal. Isto é especialmente importante em cães de porte pequeno e / ou pelo curto.

  • Evitar tosquias

O pelo atua como uma excelente barreira para evitar que se perca o calor corporal. Por isso, no Inverno, deve evitar tosquiar totalmente o seu patudo. Se for estritamente necessário, opte por uma tosquia parcial, na qual se mantenha algum pelo.

  • Reduzir a frequência dos banhos

Outro mecanismo de conservação da temperatura corporal, é através dos ácidos gordos presentes na pele. Os banhos vão, não só, remover esta camada de gordura, como também vão diminuir a temperatura corporal do patudo. Por isso, os banhos devem ser evitados e, se for mesmo necessário, utilizar água morna e secar rapidamente o seu cão.

  • Remover a neve do pelo

Quando regressar a casa, não se esqueça de remover a neve das patinhas e da zona abdominal do seu cão, para que seja mais fácil que este aqueça. Aproveite este momento para inspecionar a região das almofadas plantares para ver há alguma ferida ou fissura.

  • Proteger as patinhas

Para animais que têm a pele mais sensível, principalmente a das almofadas plantares, podem beneficiar de uma proteção extra, recorrendo à utilização de botas protetoras.

  • Evitar as diferenças de temperatura

As diferenças de temperatura podem predispor o seu patudo a constipações. Por isso, se este apresentar tremores ou uma posição encolhida após o regresso a casa, pode ser necessário seca-lo com um secador para o ajudar a normalizar a temperatura.

Estes cuidados são ainda mais importantes em animais séniores, uma vez que ficam mais suscetíveis aos efeitos negativos da neve.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta