Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogLifestyle

3 Cuidados a ter com os cães de pêlo longo

Tratar do pêlo do nosso cão não é apenas sinal de beleza. A falta de cuidados com o pêlo de um cão pode resultar em dermatites, infeções e outros problemas, sendo necessário adotar determinadas medidas, principalmente em cães de pêlo longo.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os cães de pelo longo possuem pelos que exigem uma manutenção constante e não possuem uma queda acentuada. São pelos que podem ser mantidos longos, desde que sejam aparados e limpos.

Apresentamos-lhe 3 dicas para cuidar do pelo comprido do seu cão:

1 – Escovar o pelo e dar banho

Este cuidado deve ser levado a sério. É aconselhado fazer a escovagem do pelo do seu patudo diariamente (3 vezes por semana no mínimo), de forma a evitar a formação de “nós” de pelo, que ao longo do tempo pioram e só são passíveis de ser removidos através do corte deles.

Para além da escovagem, deve ser removido mensalmente o pelo de dentro dos ouvidos, que está presente na maior parte dos cães de pelo longo. Caso contrário, irá tapar a entrada do ouvido, contribuindo para o aparecimento de otites.

Os banhos só devem ser dados de 3 em 3 semanas, no máximo. Se adotar uma boa manutenção do pêlo com a escovagem diária, não sentirá necessidade de lhe dar banho com tanta frequência. Banhos em excesso poderão remover parte da camada protetora da pele, algo que deve ser totalmente evitado.

2 – Fornecer uma boa alimentação

É essencial o seu cão comer uma ração de boa qualidade, rica em nutrientes (como a biotina, ómega 3 e ómega 6) que ajudem a uma boa manutenção do pelo e da pele. Uma ração de qualidade irá ajudar a manter um pelo saudável, forte e brilhante. Os biscoitos devem igualmente ser de boa qualidade.

3 – Proporcionar um ambiente com temperatura amena

Os cães de pelo comprido sofrem frequentemente com o calor e, por isso, deve adaptar o local em que ele vive de maneira a reduzir o desconforto. Deixe-o em ambientes sempre arejados e com água fresca à disposição. Além disso, o uso de tapetes refrescantes pode ajudar bastante no dia a dia do seu patudo.

Rita Moita Ferreira

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente