Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogLifestyle

Cinofobia: como ultrapassar o medo de cães?

Cinofobia é a designação que á dada ao medo patológico e irracional de cães. Porquê que as pessoas têm medo de cães? Será que há forma de contornar este medo? Se sofre ou conhece quem sofra de cinofobia este artigo é para si!

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é cinofobia?  Quais as principais causas?

Cinofobia é um medo extremo de cães, independentemente do seu comportamento, manifestações e dimensões.

Muitas vezes este medo está relacionado com um susto ou trauma provocado por uma situação em que o animal foi agressivo ou teve uma reação mais imprevisível. Isto leva a que se possa perder a confiança no animal e, consequentemente, se gere um medo grande e generalizado, para com todos os cães.

No entanto, há situações em que o medo vem de uma “sobreproteção” dos pais em relação aos filhos, por receio que se possam magoar durante as brincadeiras com os patudos,  fazendo com que a criança se torne insegura no contacto com os cães.

Como posso ultrapassar este medo?

Quando estamos perante pessoas com cinofobia é muito importante não forçar o contacto com o nosso patudo, por mais sociável e carinhoso que seja!

O tratamento passa, antes de mais, por investigar as causas da fobia. Poderá haver necessidade de acompanhamento psicológico, de forma a que a superação seja bem apoiada e conduzida, uma vez que é essencial que tudo seja feito de forma gradual e que se respeitem os limites de cada um.

Existem inúmeras técnicas para contornar esta fobia, sendo que variam muito dependendo do que provocou o medo! No entanto, o contacto com cães fará parte do processo.

No caso das crianças que têm medo de cães é muito comum vermos a adoção de um patudo como estratégia para quebrar essa fobia. No entanto, é muito importante que haja interação com outros cães para que o medo não seja mascarado 🙂

Com tempo e acompanhamento é impossível resistir ao amor que os cães têm para dar!

Sofia Galiza 

Médica Veterinária de Animais de Companhia

 

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente