O cão é o animal de estimação certo para si?
Ter um animal de estimação deve ser uma decisão bastante ponderada. É importante ter em conta o seu dia-a-dia, estilo de vida, disponibilidade monetária e o espaço que possui em casa para o novo membro. Após uma avaliação detalhada, damos-lhe 8 razões para escolher o cão 🙂
Rita Ferreira
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
1. Compreendem quando o tutor está triste
Foi divulgado um estudo que mostra que os cães estão mais propensos a aproximarem-se de pessoas que se encontram tristes, demonstrando que os cães possuem empatia pela pessoa.
2. Reduzem o stress
Um simples “mimo” como uma festa ou uma brincadeira com o cão, ajuda a melhorar os níveis de stress diário.
3. Ajudam a manter-se em forma
O facto de ter de fazer uma caminhada com o seu cão, pelo menos uma vez por dia, faz com que faça algum exercício físico.
4. As crianças com cães aprendem a ser responsáveis e compreensivas
A convivência entre cães e crianças pode criar laços inabaláveis e ser uma importante responsabilidade. Saiba os principais benefícios da convivência de crianças com cães.
5. Ajudam no combate à depressão
O simples facto de estarem por perto e agirem com os seus donos com carinho promove a libertação de endorfinas que causam uma sensação de bem-estar, ajudando no combate da depressão. Existem até cães de assistência emocional.
6. Promovem a sua vida social
Os cães agem como catalisadores sociais, ajudando as pessoas a saírem de casa mais vezes e a abordarem desconhecidos (donos de outros cães) mais facilmente.
7. Diminuem a probabilidade de uma criança desenvolver alergias mais tarde e fortalecem o seu sistema imunitário
Estudos demonstram que o contacto de uma criança com o seu cão torna o seu sistema imunitário mais forte (pelo contacto residual com bactérias transportadas pelo mesmo, por ter contactado com ambientes sujos).
8. Alegram o seu dia
O amor incondicional que desenvolvem pelo seu dono é algo indescritível. Ficam sempre ansiosos pela chegada do dono a casa, recebendo-o sempre com grande alegria e estimulando o contacto e as brincadeiras.
Posto isto, o cão é o animal certo para si? 🙂
Rita Moita Ferreira
Médica Veterinária de Animais de Companhia