Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Cães Seniores e Envelhecimento

Apesar de não querermos os nossos patudos também envelhecem. Sabe quais os sinais de envelhecimento do seu cão e quais os cuidados extras que deve ter? Conheça-os com a leitura deste artigo 😊

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Como é que o nosso cão envelhece…

Tal como todos nós, os nossos patudos também envelhecem de forma gradual. Exteriormente pode notar o aparecimento de alguns pelos brancos, mas as grandes mudanças ocorrem no interior. Pode começar a notar que o seu cão tem mais dificuldades em mover-se por causa de problemas articulares, pode ficar mais sedentário e mais dorminhoco, pode notar também que o seu cão tem mais dificuldades em ouvir ou mesmo em ver. Todos estes processos são normais do envelhecimento e não são impeditivos do seu cão viver a vida ao máximo.

Qual a idade que o meu cão se torna Sénior?

Não existe uma idade especifica para que o nosso cão seja considerado sénior, vai também depender da sua raça e do seu tamanho, cães mais pequenos têm uma esperança média de vida maior do que os cães maiores. Como idade de referência consideramos que um cão entra nesta etapa de vida entre os 5-9 anos.

Quais os cuidados que devemos ter com um cão Senior?

  • Consultas de check-up veterinário de 6 em 6 meses, com o avançar da idade existem doenças que podem surgir e que devemos estar sempre atentos para que rapidamente consigamos tratar e aumentar a qualidade de vida dos nossos patudos. Nestas consultas o seu médico veterinário vai ter especial atenção á higiene da boca do seu patudo, as articulações e pode ser mesmo necessário realizar umas análises ao sangue ou á urina para confirmar que está mesmo tudo bem.
  • Em casa devemos dar todo o conforto, com os possíveis problemas articulares a aparecerem, os nossos patudos vão adorar ter uma cama fofinha para poderem descansar.
  • Tentar manter a rotina diária, com o avançar da idade os nossos cães gostam de manter as rotinas diárias, os passeios devem ser curtos e adequados as necessidades do seu patudo. Caso note que o seu cão tem problemas de visão deve evitar mudar os moveis para evitar que ande a chocar contra as coisas.
  • Ter atenção as alterações de comportamento, os cães podem sofrer de Síndrome de Disfunção Cognitiva, comparando a nós podemos definir esta doença como Alzheimer ou mesmo uma Demência da velhice, este síndrome pode levar a alterações de comportamento, como descuidos urinários, o cão ter dificuldade em reconhece-lo, alterações dos ciclos de sono e até aumento da vocalização, caso note algumas destas alterações deve falar com o médico veterinário para o ajudar.
  • A alimentação também deve ser ajustada a esta nova etapa, deve ser menos calórica, para prevenir a obesidade, suplementada com condroprotectores para prevenir problemas articulares e suplementada com ómegas 3 que ajudam a retardar o envelhecimento cerebral. Os antioxidantes também devem fazer parte da receita como preventivos do envelhecimento e das suas consequências.

Maria Mariano

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta