Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Todos os cães precisam de usar roupa no inverno?

Com a chegada do frio surge a dúvida se os patudos também precisam de proteção. Será que todos os cães precisam de roupa no Inverno? Descubra aqui!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O nosso cão possui mecanismos de defesa naturais contra o frio, nomeadamente o pelo e a gordura corporal. Contudo, nem sempre estes mecanismos naturais são suficientes.

Todos os cães conseguem ter proteção a 100% contra o frio?

  • Cães adaptados ao inverno – existem raças de cães que estão habituadas e adaptadas a lidar com as baixas temperaturas, tal como por exemplo Husky, Pastor Alemão, Labrador Retrivers, São Bernardo. Estes cães possuem duas camadas de pelo, que juntamente com a gordura corporal, os protegem contra o frio e a chuva. Sendo assim animais que não devem utilizar roupa quente.

Encontre aqui ração personalizada para Pastor Alemão.

  • Raças de cães que não estão bem adaptas ao Inverno – Pinscher, Yorkshire, Galgo, Caniche, Bulldog Francês são exemplos que raças que não estão tão bem-adaptadas ao frio, pois tem menos densidade de pelo. São assim aqueles que podem usar roupa, que além de os deixar mais giros os vai ajudar a manter-se quentes e confortáveis durante esta estação.

Encontre aqui ração personalizada para Yorkshire.

  • Cães com baixa condição corporal – a gordura corporal ajuda a preservar o calor e assim a mantermos o nosso corpo quentinho. Os cães que sofram de baixo peso podem sofrer mais com o frio e aí a roupa pode ajuda-los a manter-se confortáveis.
  • A idade do nosso cão também influencia a capacidade de se aqueceram – cães muito jovens a gordura corporal ainda pode ser pouca e assim precisarem de ajuda extra para se manterem quentes. (Encontre aqui ração personalizada para cachorro). O mesmo acontece com os cães mais velhos que também podem ter dificuldades a manter a temperatura corporal. (Encontre aqui ração personalizada para cão sénior).

Quando é que devemos vestir o nosso cão?

  • Se o seu cão é de uma raça que não esteja bem-adaptada ao inverno;
  • Se o cão apresenta sinais de que está com frio;
  • Antes dos passeios, se a diferença de temperatura entre o exterior e o interior seja muito grande;
  • Se o seu cão estiver doente, magro e consoante a idade dele;
  • Mesmo sendo um cão adaptado ao frio, este pode, nos dias de Inverno utilizar uma capa impermeável durante o passeio.

Que cuidados devemos ter na utilização da mesma?

Se o seu cão se começar a coçar-se muito quando tem a roupa vestida e/ou se reparou que está com feridas na pele, este não deve continuar a utilizar roupa, podendo estar a desenvolver uma alergia e deve ser avaliado pelo seu Médico Veterinário. O material da roupa deve sempre ser lavável e deixar respirar a pele do seu cão.

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta