Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

5 coisas que os cães fazem por nós

Se tem um cão em casa, certamente sabe que tem um companheiro fiel, capaz de fazer tudo por si. No entanto, provavelmente, nunca pensou em tudo o que um cão pode fazer por nós e quão útil pode ser na vida de algumas pessoas. Neste artigo, vamos falar de cinco situações em que os cães efetivamente nos ajudam.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

1) Companhia

Toda a gente sabe que os animais, em especial os cães, são incríveis animais de companhia. Habitualmente, conversamos com eles e interagimos de tal forma que até nos esquecemos de que estamos sozinhos e que não vamos obter resposta. Esta situação, é especialmente notória com os idosos. São inúmeros os casos em que as pessoas mais velhas vivem sozinhas, em zonas isoladas, e que o seu cão é a sua companhia diária e o alento para o dia-a-dia.

2) Animais de serviço

São inúmeras as funções que os cães podem desenvolver na sociedade e que são úteis para o ser humano. Entre as funções mais conhecidas, encontram-se os cães polícia e os cães guia. No entanto, as funções dos cães, atualmente, são muito vastas, incluindo os cães de apoio aos diabéticos, a pessoas autistas, os cães de terapia, entre outros. Atualmente, também já existem animais treinados para detectar células cancerígenas e para ajudar pessoas com episódios convulsivos.

3) Proteção

Os cães de raças utilizadas como guarda refletem outra função que pode ser muito útil ao ser humano. Determinadas raças têm um instinto protetor que pode também ser treinado. Dessa forma, protegem a casa e os seus tutores de qualquer intruso ou perigo que se avizinha, transmitindo uma sensação de segurança aos seus tutores.

4) Reduzem o stress

Está também cientificamente comprovado que os cães são capazes de reduzir o stress e aumentar a sensação de bem-estar nos seus tutores. Seja pelo contacto com o pelo macio, seja pela proximidade que, regra geral, procuram conosco, conseguem facilmente acalmar-nos e transmitirem uma sensação de conforto.

5) Socialização

Certamente durante um passeio com o seu patudo, já foi abordado por outras pessoas, com o intuito de saberem mais informações sobre ele ou então para o mimarem. Apesar de parecer algo muito simples, esta situação permite a interação de pessoas mais solitárias ou mesmo isoladas (situação que acontece muitas vezes com pessoas idosas) e até de crianças/adolescentes com dificuldade em comunicar e estabelecer uma conversa com pessoas fora do seu circulo familiar ou de amigos.

Assim sendo, lembre-se sempre do quão bem os nossos patudos nos fazem sentir e procure ao máximo retribuir-lhe tudo aquilo que ele, sem saber, lhe dá!

Ofereça-lhe uma boa alimentação, cuidados médico-veterinários frequentes e uma dose extra de mimos, seja em snacks ou brincadeiras! 🙂

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta