Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Bichon Maltês vs Caniche

São duas raças muito procuradas pelas famílias portuguesas. Venha conhecer mais sobre o Bichon Maltês vs Caniche.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

São comuns em Portugal e é normal que pense nestas raças se está a pensar em ter um cão. Os Caniches mais comuns são os de porte pequeno mas também existem de porte médio e grande. Bichon Maltês vs Caniche: qual vai escolher?

Semelhanças Bichon Maltês vs Caniche

  • Pêlo médio a comprido: ambos têm pêlo mais comprido que lhes dá um toque engraçado quando comparados com por exemplo Chihuahuas. No entanto lembre-se disso uma vez que a queda de pêlo é normal nos cães e o pêlo que vai cair vai andar pelo chão da casa, pelas roupas, pelos sofás, mantas, caminhas.
  • Amigáveis: muito meigos e carinhosos. Dão uma excelente companhia tanto para os mais pequenos como para idosos.
  • Fiéis: muito leais ao dono, desengane-se quem pensa que eles são os primeiros a fugir se acontecer alguma coisa! Destemidos, conseguem percecionar situações de perigo e proteger os seus melhores amigos humanos.

Diferenças Bichon Maltês vs Caniche

  • Origem: o Caniche é oriundo de França enquanto o Bichon Maltês será oriundo de Malta. A origem do Bichon Maltês é no entanto controversa havendo quem defenda que foi na Grécia Antiga ou Egipto onde surgiram os primeiros.
  • Cor do pêlo: o Bichon Maltês é branco, já o Caniche pode ter várias cores como branco, preto, castanho.
  • Atividade física: apesar de serem ambos cães com nível de atividade física não muito elevado, o Caniche, principalmente os de porte pequeno, pode ter ainda mais tendência para o sofá. Já os Caniches grande e médio podem necessitar de mais atividade física.
  • Porte: o Caniche pode ter versão miniatura, média e grande enquanto o Bichon Maltês tem apenas porte pequeno.

Problemas mais comuns de saúde

Os problemas articulares podem ser comuns nas duas raças, principalmente ao nível das rótulas. Luxação de rótula pode acontecer e o principal sinal é mancar de um dos membros posteriores. Displasia da anca será mais frequente nas versões grande e média do Caniche.

A higiene oral é uma das principais preocupações nestes cães. Têm uma tendência elevada à acumulação de tártaro e doença periodontal. Assim recomenda-se a escolha de uma correta alimentação, preferencialmente seca, e cuidados de higiene oral como escovagem, aplicação de pastas ou géis específicos ou uso de snacks próprios.

Cuidados da pele e pêlo são essenciais. Alguns problemas dermatológicos podem ser comuns principalmente no Bichon Maltês como situações alérgicas. Recomenda-se uma alimentação natural de alta qualidade e uso de shampoo adequado no caso de realizar banhos. Ainda, pelo seu carácter médio ou comprido, as tosquias podem ser também necessárias. Escovagens frequentes são aconselhadas igualmente.

Qualquer que seja a sua escolha, o seu cão será o seu melhor amigo desde o primeiro dia. Procure conhecer pessoas já detentoras destas raças para ter uma melhor perceção do temperamento e mesmo do aspeto físico deles.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta