Bichon Maltês vs Caniche
São duas raças muito procuradas pelas famílias portuguesas. Venha conhecer mais sobre o Bichon Maltês vs Caniche.
Joana Silva
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
São comuns em Portugal e é normal que pense nestas raças se está a pensar em ter um cão. Os Caniches mais comuns são os de porte pequeno mas também existem de porte médio e grande. Bichon Maltês vs Caniche: qual vai escolher?
Semelhanças Bichon Maltês vs Caniche
- Pêlo médio a comprido: ambos têm pêlo mais comprido que lhes dá um toque engraçado quando comparados com por exemplo Chihuahuas. No entanto lembre-se disso uma vez que a queda de pêlo é normal nos cães e o pêlo que vai cair vai andar pelo chão da casa, pelas roupas, pelos sofás, mantas, caminhas.
- Amigáveis: muito meigos e carinhosos. Dão uma excelente companhia tanto para os mais pequenos como para idosos.
- Fiéis: muito leais ao dono, desengane-se quem pensa que eles são os primeiros a fugir se acontecer alguma coisa! Destemidos, conseguem percecionar situações de perigo e proteger os seus melhores amigos humanos.
Diferenças Bichon Maltês vs Caniche
- Origem: o Caniche é oriundo de França enquanto o Bichon Maltês será oriundo de Malta. A origem do Bichon Maltês é no entanto controversa havendo quem defenda que foi na Grécia Antiga ou Egipto onde surgiram os primeiros.
- Cor do pêlo: o Bichon Maltês é branco, já o Caniche pode ter várias cores como branco, preto, castanho.
- Atividade física: apesar de serem ambos cães com nível de atividade física não muito elevado, o Caniche, principalmente os de porte pequeno, pode ter ainda mais tendência para o sofá. Já os Caniches grande e médio podem necessitar de mais atividade física.
- Porte: o Caniche pode ter versão miniatura, média e grande enquanto o Bichon Maltês tem apenas porte pequeno.
Problemas mais comuns de saúde
Os problemas articulares podem ser comuns nas duas raças, principalmente ao nível das rótulas. Luxação de rótula pode acontecer e o principal sinal é mancar de um dos membros posteriores. Displasia da anca será mais frequente nas versões grande e média do Caniche.
A higiene oral é uma das principais preocupações nestes cães. Têm uma tendência elevada à acumulação de tártaro e doença periodontal. Assim recomenda-se a escolha de uma correta alimentação, preferencialmente seca, e cuidados de higiene oral como escovagem, aplicação de pastas ou géis específicos ou uso de snacks próprios.
Cuidados da pele e pêlo são essenciais. Alguns problemas dermatológicos podem ser comuns principalmente no Bichon Maltês como situações alérgicas. Recomenda-se uma alimentação natural de alta qualidade e uso de shampoo adequado no caso de realizar banhos. Ainda, pelo seu carácter médio ou comprido, as tosquias podem ser também necessárias. Escovagens frequentes são aconselhadas igualmente.
Qualquer que seja a sua escolha, o seu cão será o seu melhor amigo desde o primeiro dia. Procure conhecer pessoas já detentoras destas raças para ter uma melhor perceção do temperamento e mesmo do aspeto físico deles.
Joana Silva
Médica Veterinária