Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

7 diferenças entre cães e gatos

Durante muito tempo acreditou-se que cães e gatos eram animais similares… mas é mito! Conheça 7 das principais diferenças entre eles aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Durante muito tempo julgava-se que cães e gatos eram animais similares, apenas com diferenças físicas. No entanto, com a domesticação de ambas as espécies, as diferenças entre elas tornaram-se cada vez mais evidentes. Se é tutor de um cão e um gato, certamente já se apercebeu que são seres totalmente diferentes!

1. Independência

Remetendo às suas origens, os gato selvagens são caçadores furtivos e solitários. O cão, por outro lado, descende dos lobos que são animais com organização em grupo, a matilha. Apesar de, atualmente, serem ambos animais domesticados, as suas origens refletem as atitudes que exibem, sendo o gato um animal mais independente, que procura o tutor apenas quando ele quer, podendo até fugir se for agarrado ou contrariado. O cão, por outro lado, é um animal mais carente, que está sempre ansioso pelo contacto com a família e por atenção.

2. Alimentação

Normalmente, os cães são animais menos seletivos que adoram ração seca e húmida, comida caseira e até ossos. Mesmo que a ração já esteja um pouco ressequida, é raro rejeitarem-na. O gato, por outro lado, gosta sempre de comida fresca e acabada de colocar. Muitas vezes, rejeitam mesmo o alimento se já estiver aberto há uns dias ou se tiver sido colocado no comedouro há muito tempo.

3. Afeto

Para os cães, qualquer zona do seu corpo é indicada para receber festinhas, sendo, de uma forma geral, a barriga uma das zonas prediletas. O gato, por sua vez, não gosta que toquem em diversas partes do corpo, sendo a barriga uma zona proibida. Costumam preferir festas na cabeça, pescoço e dorso.

4. Higiene

Os gatos são animais exímios no que toca a higiene. Fazem a limpeza do pelo todos os dias e não é necessário dar-lhes banho (apesar de poder dar, se eles gostarem). No que toca aos cães, quase toda a limpeza fica a cargo do dono, tanto através do banho como da escovagem.

5. Obediência

Em termos de treino de obediência, estas duas espécies são também totalmente distintas. O cão é facilmente treinado com recurso a comida apetitosa e mimo. O gato, por outro lado, é um animal mais difícil de treinar e de cativar, apesar de ser possível com muito esforço e dedicação.

6. Brincadeiras

Se para um cão qualquer brinquedo (como bolas, cordas, peluches) é motivo de excitação e brincadeira garantida, para um gato, a coisa já é diferente. É preciso perceber o que ele prefere e insistir com ele para que entre na brincadeira. Às vezes as coisas mais simples são as mais atrativas para os nossos amigos felinos (por exemplo, bolinhas de papel de alumínio).

7. Férias

O período de férias acarreta sempre uma preocupação com o nosso animal de estimação. Por um lado, os cães, normalmente, adoram ir de férias connosco, para casa de um familiar ou para um hotel. Os gatos, por outro lado, preferem sempre ficar em casa e que haja alguém que vá colocar comida, limpar a areia e mimá-los. As saídas do seu habitat, acarretam quase sempre stress, que pode despoletar inclusivamente problemas de saúde.

Apesar de totalmente distintos, são ambos excelentes animais de companhia e deverá escolher o ideal para si, de acordo com o seu estilo de vida! 🙂

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta