5 dicas para tornar o seu cão mais sociável
A socialização é algo fundamental desde muito cedo. Assim, se está a pensar em ter um cão ou tem, tenha atenção a estes pontos:
Sofia Galiza
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
- O cão deve ficar com a mãe até aos 2 meses
Ao contrário do que muita gente pensa, manter os cachorros atá aos 2 meses com a mãe é essencial pois é durante este período que aprendem “a ser cães”. Ao estar com a mãe e os irmãos, os cachorros aprendem o que devem ou não fazer através de mordidas, rosnadelas ou simplesmente pela linguagem corporal. Quando isto não acontece ( o cachorro é “retirado” da mãe cedo demais, terão de ser os tutores a ensinar o certo e errado, o que por vezes pode ser uma tarefa complicada).
2. Socialização entre os 2 e 4 meses de idade
Este é o período mais importante de socialização de um cão. Por isso, é muito importante que o cachorro esteja com muitas pessoas e cães diferentes durante este espaço de tempo. O grande problema desta idade dos cães é o facto de coincidir com o período de protocolo vacinal, por isso é fundamental que o contacto seja feito apenas com cães completamente vacinados e em espaços seguros (sem acesso a cães cujo historial médico seja desconhecido).
3. Hábito a barulhos
Durante a aprendizagem é muito importante que o cão seja habituado a diversos tipos de barulhos e ruídos para que quando confrontado com os mesmos durante um passeio (por exemplo), seja algo a não ter medo.
3. Manipulação
A manipulação, por sua vez, é igualmente importante para conseguir pentear, dar banhos, limpar as orelhas cortar as unhas etc. Para isso tente recompensar sempre que conseguir (aos poucos) fazer algum destes procedimentos. Tudo isto facilitará, também as idas ao veterinário.
4. Socialização fora de casa
Quando o seu cachorro tiver o protocolo vacinal completo pense em coloca-lo num “Day care”: local destinado à socialização dos cães. Isto vai fazer com que ele se habitue a muitos, muitos cães fazendo com que possa demonstrar e aprender mais comportamentos intra-espécie. Isso torná-lo-á ainda mais sociável e facilitará muito o passeio quando vir outros cães.
A socialização é um conjunto de fatores que tornam o cão mais calmo e equilibrado. Ter conhecimento de como o fazer facilitará o seu dia-a-dia !
Sofia Galiza
Médica Veterinária de Animais de Companhia