Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogLifestyle

5 dicas de como lidar com a morte de um cachorro

É sempre um desafio saber como lidar com a morte de um cachorro. É uma perda devastadora e que deixa marcas. Aprenda aqui como ultrapassar.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Seja por morte natural, acidente ou eutanásia, ninguém está preparado para superar a perda de um animal de estimação. Os patudos são elementos da família, com os quais se estabelecem vínculos e relações para a vida. Por isso, saber como lidar com a morte de um cachorro é desafiante e difícil para qualquer um de nós.

Como superar a perda de um animal?

Se perdeu o seu melhor amigo de 4 patas, lembre-se que não está sozinho e que pode implementar um conjunto de estratégias para o ajudar a ultrapassar esta fase.

Partilhe os seus sentimentos

Saber como lidar com a morte de um cachorro exige compreensão, por isso converse com pessoas que tenham sentido a mesma perda. Quando nos sentimos compreendidos tudo se torna mais fácil. Não tenha receio de abrir o seu coração.

Não se deixe envolver por pensamentos negativos

Lidar com a morte de um cachorro exige um esforço emocional, porém nem tudo deve ser visto de forma negativa. Pense sempre que melhores dias virão e relembre o que de melhor ele lhe trouxe.

Guarde recordações positivas

O seu patudo recheou a sua vida de surpresas, amor, lealdade e cumplicidade. Guarde todas as recordações positivas e relembre os melhores momentos de sorriso no rosto.

Fique perto de quem ama

Não se isole! Saber conversar sobre os sentimentos é uma mais valia para superar a perda de um animal. Procure ocupar os seus dias com várias atividades junto de quem ama. Este tempo irá diluir alguma saudade que possa sentir do seu patudo.

Procure ajuda profissional

Caso as estratégias anteriores não sejam suficientes e se sinta demasiado deprimido, procure ajuda de um profissional ou mesmo do Médico Veterinário que conhecia bem o seu animal de estimação. Esta ajuda é imprescindível para superar a rutura de um vínculo de afeto constante.

A ausência do animal de estimação pode ser bastante difícil de superar. O momento de luto pela morte do seu patudo pode durar meses ou anos e isso é normal!

Quando devo adotar um novo animal de estimação?

Não tenha pressas! O seu instinto saberá responder a esta questão.

Óbvio que um patudo não substitui o outro, mas a tentação de encontrar um novo companheiro é enorme. Lembre-se que a chegada de um novo animal de estimação deve ser repleta de alegria e o luto pode condicioná-la.

Ana Matias

Médica Veterinária

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente