5 Curiosidades sobre o olfato do seu cão
5 Curiosidades sobre o olfato do seu cão
Patrícia Azevedo
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Todos sabemos que os nossos patudos têm uma capacidade olfativa muito superior à dos humanos e por isso conseguem detetar odores e outras coisas que nos passam despercebidas. Vamos conhecer um pouco melhor as particularidades olfativas dos nossos melhores amigos.
Todos os patudos têm grande capacidade olfativa, no entanto, algumas raças como Labrador e Golden Retriever são especialmente bons farejadores.
1. O olfato é o sentido mais importante para os cães
Para os humanos a visão é o sentido mais importante, e a partir do qual nos conseguimos maioritariamente orientar. Para os patudos, o sentido mais essencial é o olfato, é através do nariz que vêem o mundo.
Para além de terem um olfacto muito mais desenvolvido do que o dos humanos, cerca de 10 a 100 mil vezes melhor, dependendo da raça, também conseguem distinguir muito bem os diferentes odores e conseguem inclusive detetar odores imperceptíveis ao nariz dos humanos.
2. Os cães conseguem cheirar emoções
Dado o seu olfato apurado, os cães conseguem cheirar determinados odores que são libertados pelas pessoas e outros animais em determinadas situações. Tal acontece, pois em determinadas situações são libertadas determinadas hormonas que os cães conseguem distinguir e interpretar, como por exemplo, como quando uma pessoa está com medo.
3. Os patudos conseguem detetar doenças através do seu olfato
É verdade, os patudos são capazes de detetar doenças nos humanos apenas pelo seu olfato, no entanto para que isto aconteça é necessário que o animal seja treinado para reagir e dar o alerta perante determinado odor.
Ao longo dos últimos anos muitos cães têm sido utilizados para diagnosticar certas patologias como cancros, e mais recentemente alguns patudos já são capazes de detetar pacientes com covid-19.
4. Os cães reconhecem as pessoas pelo cheiro
Como já vimos o olfato é o sentido mais importante para os nossos melhores amigos de 4 patas. Através deste sentido conseguem identificar várias coisas e também é assim que reconhecem as pessoas à sua volta.
Por esta razão, são também muitas vezes capazes de reconhecer as pessoas suas conhecidas mesmo sem as verem ou até mesmo no escuro.
5. Os patudos conseguem cheirar e identificar odores a longas de distância
A distância à qual os cães conseguem sentir e distinguir determinados odores depende de vários fatores, como o vento, se o cão está treinado ou não, se a pessoa costuma utilizar perfumes com odores fortes.
Por esta razão é que muitas vezes o seu melhor amigo já começou a ladrar e a fugir para a porta quando o dono ainda está a caminho de casa, porque já o consegue sentir perto!
Patrícia Azevedo
Médica Veterinária