Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

5 curiosidades sobre as patas do seu cão

Para além de fofas, as patinhas dos cães são alvo de curiosidades interessantes. Destacamos aqui algumas delas para despertar ainda mais o seu interesse!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Certamente que já parou para olhar para os imensos pormenores que têm as patas do seu cão, a começar pelas almofadas plantares.

Neste artigo destacamos 5 curiosidades sobre as patinhas fofas dos nossos melhores amigos de 4 patas! 🙂

São frequentemente alvo de alergias

Cães com comichão (prurido) noutras zonas do corpo, frequentemente diagnosticados com problemas de pele como dermatite atópica, lambem as patas com frequência! Em cães alérgicos, a zona interdigital (entre os dedos) é frequentemente alvo do “ataque” de alergénios ambientais, responsáveis pelo desencadeamento do prurido nesta zona. Como consequência da lambedura excessiva, a zona fica bastante vermelha! Algumas raças de cães têm tendência a alergias como o Bulldog Francês, o Labrador, entre outros: deve vigiar estas zonas.

Há ainda cães que lambem as patas por stress, ansiedade ou falta de atividade. Contudo, este é normalmente um diagnóstico de exclusão – devem primeiro ser descartadas patologias de pele que possam estar a provocar este comportamento.

A zona interdigital tem sempre um cheiro caraterístico

Todos os donos já repararam que as patinhas do cão, nomeadamente as almofadas plantares, têm um cheiro caraterístico (que nem sempre é desagradável). Não é só o facto de os cães andarem com as patinhas no chão que faz com que elas tenham este cheiro caraterístico. As almofadas plantares são uma das zonas capazes de libertar o calor (têm glândulas sudoríparas). É normal que cães muito nervosos fiquem com as patinhas molhadas!

As almofadas plantares aguentam determinadas temperaturas

As almofadas plantares, assim como o plano nasal, têm uma textura e espessura diferentes da restante pele. Não deixam de ser pele, mas com uma estratificação e constituição celular diferente. Graças à sua constituição, podem aguentar diferenças de temperatura – contudo, dentro de limites razoáveis. Isto porque quando expostas a altas temperaturas podem sofrer lesões. Confirme sempre, principalmente no Verão, se a temperatura do chão não está demasiado alta.

É ainda importante que as almofadas plantares estejam sempre hidratadas.

A zona que eles apoiam no chão é apenas a zona dos dedos

Sabia que os cães andam em “bicos de pés”? Quer com as patas da frente quer com as de trás. A zona que está apoiada no chão corresponde às falanges (dedos), sendo que a zona do tarso/metatarso e carpo/metacarpo não chega a tocar no chão (ao contrário dos humanos que apoiam o pé todo no chão).

Os membros da frente suportam 60% do peso corporal e os membros de trás apenas 40% 

Os membros anteriores (torácicos) suportam cerca de 60% do peso corporal enquanto que os membros posteriores (pélvicos) suportam cerca de 40%. É por isso que cães com patologias nos membros anteriores podem ter mais dificuldade em manter o equilíbrio que cães com patologias nos membros posteriores.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta