5 coisas que provavelmente não sabe sobre a cauda do seu cão
Todos nós gostamos de ser recebidos pelo nosso patudo com a cauda em modo frenético, reagindo à nossa presença. Mas será que sabe tudo sobre a cauda do seu cão? Continue a ler para descobrir algumas curiosidades
Ana Gonçalves
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
A cauda é um prolongamento da coluna vertebral
É constituída por vértebras caudais, cujo número varia com o tamanho da cauda. Normalmente são mais largas na base e vão ficando mais pequenas em direção à ponta. Podem adquirir vários formatos, como acontece nos Pugs, por exemplo, que têm a cauda enrolada.
Encontre aqui ração para raças pequenas.
É um meio de comunicação
A mensagem mais conhecida que a cauda dos nossos cães nos transmite é a de alegria e excitação. Todos nós associamos a sensação de bem estar e felicidade dos nossos cães a uma cauda a abanar energeticamente. No entanto, essa é apenas uma das mensagens que a cauda nos pode comunicar; através da mesma, podemos ainda perceber sensações de medo (quando a colocam entre as pernas), insegurança (quando baixam a base da cauda e abanam apenas a ponta, lentamente) ou até de reatividade/curiosidade (quando a colocam na vertical, sem abanar).
Aprenda mais sobre este assunto aqui.
O seu cão não abana a cauda quando está sozinho
Uma vez que é uma ferramenta de comunicação, os cães não costumam abana-la quando estão sozinhos, uma vez que não têm ninguém com quem comunicar.
Promovem o equilíbrio
Apesar de não acontecer com todas as raças, há animais que utilizam a cauda para promover uma maior precisão no movimento. Muitas vezes utilizam-na como contrabalanço para conseguirem fazer viragens mais rápidas e precisas, por exemplo, durante uma corrida.
A reação do seu animal à cauda pode indicar-lhe problemas de saúde
Caso o seu animal comece subitamente a correr em círculos atrás da cauda isto pode ter vários significados. Pode ser sinal de tédio, da presença de pulgas ou até de problemas comportamentais. Caso o seu animal deixe subitamente de levantar ou abanar a cauda, pode também significar que sofreu alguma luxação ou fratura e deverá contactar o seu Médico Veterinário habitual.
Espero que tenha gostado de saber mais sobre esta parte tão especial do corpo do seu animal e que se delicie ao ver a alegria dele com a sua presença! 🙂
Ana Cláudia Gonçalves
Médica Veterinária de Animais de Companhia