5 coisas que pode aprender com o seu cão
Estamos habituados a ensinar os nossos cães, mas será que também podemos aprender com eles? Destacamos aqui 5 coisas que poderá aprender com o seu cão.
Ana Matias
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Sem dúvida que os cães são animais muito especiais! Amantes de cães entendem-nos como elementos da própria família ou melhores amigos. Isto não acontece à toa… Na realidade, os patudos demonstram-nos ser merecedores de respeito, carinho e atenção. Não imagina o que pode aprender com o seu cão!
Estamos habituados a ensinar os cães, desde o “fica” ao “busca”. Mas será que podemos aprender também com eles? Sim! Não existe dúvida de que eles nos podem ensinar muitas lições que devemos guardar para sempre.
Destacamos neste artigo 5 coisas que podes aprender com o teu cão:
- Lealdade: o melhor adjetivo para classificar o cão é, sem dúvida, leal. Para os cães, a lealdade para com o seu tutor é prioritária! Conseguem abdicar de biscoitos, brincadeiras ou descanso, para aproveitarem todos os momentos com ele. Ninguém mais importa nas suas vidas. É a lealdade que os tornam nos nossos melhores amigos de 4 patas!
- Aproveitar o momento: ao contrário dos humanos que pensam no impacto das suas decisões no futuro, e nas consequências e responsabilidades dos seus sentimentos, os cães entregam-se completamente ao momento. Aproveitam cada minuto de diversão e carinho, valorizando tudo o que os rodeia. Isso garante-lhes a felicidade do dia-a-dia.
- Paixão: os cães são apaixonados por Natureza. Apaixonados pelos tutores, apaixonados pelo brinquedo favorito, apaixonados por um passeio na praia ou pela hora da refeição! Esse sentimento traz-lhes uma felicidade constante! É invejável!
- Aceitar aventuras e desafios: os patudos estão sempre prontos para aceitar desafios e envolverem-se em novas aventuras! São destemidos, brincalhões e aventureiros. Aproveitam o presente, não pensando no futuro. E que tal aprendermos com eles a valorizar o momento e a arriscar?
- Gratidão: tudo o que fazemos pelos nossos patudos é recebido com uma lambidela ou um abanar de cauda, não é? Isso só demonstra quão agradecidos estão por nos terem nas suas vidas. Este sentimento deverá ser mútuo, pois não restam dúvidas da importância dos cães nas nossas vidas. Obrigada por existirem! 🙂
Existem ainda os cães de assistência emocional, nos quais se incluem por exemplo Labradores ou outros cães treinados para tal, que apoiam pessoas com debilidades físicas e/ou mentais.
Ana Matias
Médica Veterinária