10 raças de cães com pelo cerdoso
Os cães com pelo cerdoso ou pelo de arame tem como característica a facilidade de manutenção do pelo, tendo sempre de ser escovados com regularidade, mas por norma tem sempre um pelo muito bonito. Conheça algumas raças de cães com pelo cerdoso!
Maria Mariano
Veterinária4 min de leitura
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Existem muitos cães com pelo cerdoso com diferentes raças, origens, cores e tamanho. Veja conhecer 10 raças de cães com este tipo de pelo tão peculiar:
- Podengo: raça de origem portuguesa e considerada das mais antigas do mundo. Os Podengos são bem-dispostos, alegres e ótimos caçadores. Podem ter porte pequeno, médio ou grande, variado o seu peso consoante o seu porte, estando entre os 4 a 20 kg. É muito fiel ao seu dono e um excelente guarda. Adora estar sempre a fazer atividades e é muito energético.
- Border Terrier: Oriundo do Reino Unido é uma raça que não é muito conhecida. São cães pequenos que atingem em adultos os 7kg. São cães com um temperamento especial e que necessitam de muita socialização e educação tornando-se excelentes cães de companhia, leais e carinhosos. Não se deixe enganar pelo seu tamanho, pois são excelentes guardas. Adoram correr e, tal como a sua família Terrier, são donos de um ótimo faro e gostam de meter o nariz em todas as tocas.
- Airedale Terrier: são os maiores da família Terrier, em adulto chegam a pesar 25kg. Nasceram no Reino Unido e são cães alegres, dóceis e divertidos. Em regra, dão-se bem com outros animais, mas recomenda-se que se invista na socialização desde cachorro. São inteligentes e fortes, adora trabalhar sendo uma excelente raça para fazer desporto/competições de Agility, Freestyle canino, entre outros.
- Dachshund ou Teckel: Esta raça canina, também conhecidos como salsichas, tem origem alemã e são cães simpáticos e amigáveis para a sua família, contudo são muito desconfiados com estranhos, sendo assim uns excelentes cães de guarda. São também um pouco teimosos pelo que o treino deve ser iniciado o mais cedo possível. Adoram ladrar, pelo que pode ser um pouco difícil de o ter num apartamento.
- Jack Russel: estes pequenos energéticos e trabalhadores são naturais do Reino Unido e não gostam de todo de estar parados um segundo. São extremamente teimosos, pelo que deve ser iniciada a educação de obediência o mais cedo possível. Apesar disso, são excelentes cães de família, adoram brincar e são muito cuidadosos com os mais pequenos.
- Braco Alemão: além de um excelente caçador, o Braco Alemão é um extremoso cão de família, que adora os mais novos e outros cães. Naturais da Alemanha, são cães inteligentes e bastante atléticos, necessitam de muita atividade física para se sentirem bem. Não lida muito bem com a ausência do dono, pelo que não é a raça ideal para passar muito tempo sozinho. Adora estar ocupado e de realizar as tarefas com o seu dono lhe dê, pelo que é um cão que facilmente é treinado e bem-comportado.
- Fox Terrier: Tal como todos os Terriers são naturais do Reino Unido. São extremamente teimosos, fortes e inteligentes. No entanto, quando bem treinados, são um excelente cão de família, bastante carinhosos com o seu dono e leais. São donos um ótimo faro e excelentes caçadores, bastante energéticos e podem ter tendência a ladrarem um pouco. São cães de porte pequeno a médio.
- Schnauzers : Naturais da Alemanha, pode ter um porte pequeno, médio ou gigante. No entanto, todos tem uma característica em comum a “aparência” de uma barba/bigode a partir do focinho. São cães bastante afetuosos e leis, muito inteligente e facilmente são educados. No entanto, são um pouco desconfiados com estranhos e não são grandes fã de outros animais. Adoram companhia e andam sempre atrás da sua família.
- Griffon de Bruxelas: uma raça de cães de companhia com naturalidade Belga. São doceis, alegres e brincalhões. Mas com estranhos podem ser tímidos e desconfiados. São muito apegados ao seu dono e não gostam de muita confusão em casa. Precisam que o dono dedique muito do seu tempo para serem felizes.
- Deerhound ou Lébrel Escocês: Não é uma raça muito conhecida, é muito parecido ao Glago inglês, mas mais alto e forte e com uma pelagem completamente diferente. Amável, tranquilo, carinhoso e leal são as principais características desta raça. Dão se bem com outros animais e com as crianças também. São inteligentes e energéticos. Excelentes cães de família, mas também com um grande instinto de caçador.
Maria Mariano
Médica Veterinária de Animais de Companhia