Os cães são suscetíveis a uma grande variedade de infeções bacterianas, tal como as pessoas. Estas infeções devem ser avaliadas e tratadas ou podem levar a problemas graves e até serem fatais.

As bactérias são microorganismos que existem no organismo dos seres vivos e noutras superfícies, sendo que para os seres vivos algumas são benéficas, fazendo parte da flora natural e outras caso colonizem e se multipliquem podem causar graves problemas. Podem alojar-se em qualquer órgão desde a pele até ao intestino, por exemplo.

Tipos de infeções bacterianas em cães

Os tipos mais comuns de infeções bacterianas nos cães são:

  • Na pele, manifestando-se por prurido (coceira), vermelhidão, feridas, mau odor;
  • No sistema respiratório, podendo manifestar-se por tosse, espirros, falta de ar, secreção nasal purulenta;
  • No sistema digestivo, havendo normalmente sintomas como diarreia, vómitos, dor abdominal, presença de sangue nas fezes;
  • No sistema urinário, sendo que o mais comum é acometer a bexiga e o rim e dependendo do órgão afetado podem existir sinais como aumento de ingestão de água, aumento de frequência urinária, presença de sangue na urina, entre outros;
  • Nos ouvidos, sendo este tipo de infeção conhecida por otite. As bactérias não são os únicos agentes que podem provocar otites mas são uma das causas mais frequentes, e podem levar a sinais como abanar muito a cabeça, coçar com frequência os ouvidos, mau odor e secreção purulenta do canal auditivo;
  • Nos olhos, normalmente uma conjuntivite de origem bacteriana que se pode manifestar através de inchaço do olho e pálpebras, olho vermelho, lacrimejante, com sensibilidade à luz e secreção esverdeada;
  • Nos dentes ou boca que se pode manifestar com mau hálito, dor ao mastigar, deixar de comer.

É muito importante que na presença de qualquer um dos sintomas mencionados deve consultar o veterinário assistente para avaliar a necessidade de mais exames uma vez que as infeções bacterianas não são a única possível causa para estes sinais clínicos.

Tratamento de infeções bacterianas nos cães

Por norma, os medicamentos de eleição quando existem infeções bacterianas nos cães são os antibióticos. Existem diversos tipos de antibióticos e pode ser necessário realizar exames específicos para saber qual o mais adequado, e estes medicamentos devem ser sempre administrados sob prescrição médico-veterinária.

Dependendo do tipo de infeção o antibiótico pode ser administrado por via oral, por exemplo em comprimidos ou xarope, pomada, colírio ou o médico veterinário pode também preferir que seja administrado por via injetável.

É muito importante administrar os medicamentos com o intervalo e frequências recomendadas pelo veterinário assistentes e deve também dar o medicamento o tempo indicado, não parando a sua administração mesmo que o patudo se apresente melhor sob risco de recaída.

Patrícia Azevedo

Médica Veterinária

Published by Patrícia Azevedo

Experiência Frequentou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela UTAD, tendo concluído posteriormente o curso no ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Realizou vários estágios em Clínica de Animais de Companhia trabalhando agora nessa mesma área . As suas principais áreas de interesse são Medicina Interna e Cirurgia. A minha relação com os cães Os cães sempre fizeram parte da minha vida e do meu percurso profissional. Desde pequena o sonho era ser veterinária e ter um cão, até que com 11 anos o Rover se tornou o novo membro da família e a inspiração para ser médica veterinária que hoje em dia recordo com muito amor e carinho. Agora a minha melhor amiga é a Dama uma patuda rafeira que me enche o coração. Os cães são das melhores alegrias que podemos ter, sorte de quem tem um patudo na sua vida!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *