Os cães são animais extremamente brincalhões o que, por vezes, acarreta alguns imprevistos, pois podem magoar-se!

Veja como pode desinfetar as suas feridas e ajudá-los com segurança:

  • Betadine: muito utilizada durante anos, este produto tem efeito anti-séptico e desinfetante. Pode ser utilizado nas feridas, mas tem como desvantagem corar o pêlo e a pele. Ter atenção, para não ser usado em feridas junto dos olhos ou boca.
  • Clorexidina: tem ação anti-microbiana e anti-séptica, sendo bastante eficaz no controlo da proliferação bacteriana. Existe em diversas formulações (spray, líquido) e diluições. Em meio hospitalar é o produto de eleição para desinfeção de feridas.
  • Soro fisiológico: pode ser utilizado com segurança na limpeza de feridas em qualquer zona do corpo.
  • Álcool: não deve ser utilizado! É um agente bastante agressivo para a pele e mucosas, causando muito desconforto ao animal quando aplicado.
  • Água oxigenada: pode ser utilizada para parar pequenos sangramentos, contudo não deve ser opção na desinfeção de feridas pois danifica os tecidos.

Lembre-se que o ideal é consultar o seu Médico Veterinário habitual sempre que o seu melhor amigo de 4 patas se magoar!

Ana Matias

Médica Veterinária

Published by Ana Matias

Experiência Terminou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto (ICBAS) em 2014. Desde então tem-se dedicado à Clinica de Animais de Companhia, com especial interesse nas áreas de Imagiologia, Reprodução Animal e Oncologia Clínica. Pós-graduada e certificada a nível europeu em Diagnóstico por Imagem pela ESPVS. A minha relação com os cães Desde sempre que não sei existir sem a presença destes animais. Ensinaram-me a admirá-los, respeitá-los e amá-los ao ponto de me darem força para me tornar na pessoa que sou hoje profissionalmente e a nível emocional. A Dora é a menina que me acompanha faz 8 anos, uma verdadeira rafeira de raça, como costumo dizer :) Enche-me os dias e o coração.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *