O que é o coronavírus canino?

É um vírus que provoca uma infeccção aguda e que ataca principalmente o sistema digestivo dos cães, levando a diarreias agudas. Os cachorros são mais susceptíveis do que os adultos, já que o seu sistema imunitário é mais imaturo.

Quais são os sinais mais frequentes?

A sintomatologia deste vírus é sobretudo digestiva – diarreia com sangue e muco, vómitos e perda de apetite. Mas também podem ter picos de temperatura, tremores generalizados, desidratação e prostração.

E como se trata?

Dependendo da gravidade dos sinais clínicos, a maioria das Gastro-enterites víricas precisam de internamento hospitalar, já que a grande chave do sucesso é a reposição de fluídos através do soro. O resto é tratamento de suporte sintomático – ou seja, poderão ser necessários protectores gástricos, anti-eméticos, analgésicos, imunoestimuladores, etc.

Se o seu cão tiver estes sintomas tem de ser consultado com a maior brevidade possível para não piorar o prognóstico dele… O seu Médico Veterinário saberá o melhor protocolo a aplicar 😊

Ana Pinto

 Médica Veterinária de Animais de Companhia

Published by Ana Pinto

Experiência Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela UTAD em 2014. Realizou vários estágios em Portugal, Inglaterra e Espanha, exercendo Clínica de Animais de Companhia desde 2015. As suas principais áreas de interesse são Medicina Interna e Cirurgia. A minha relação com os cães Os cães sempre fizeram parte da minha vida desde sempre e não a consigo imaginar sem eles! Quer na vida pessoal, quer na vida profissional. É impossível não nos contagiarem com a sua felicidade pura! São realmente, a cura de todos os males :)

Leave a comment