Superalimento para o seu cão: abóbora
Não sabe quais os benefícios da incorporação de abóbora na dieta do seu cão? Então acompanhe-nos na leitura deste artigo!
Inês Carvalho
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Multifunções
A abóbora é um alimento rico em água, fibra, vitaminas e antioxidantes, e pode ser incorporado e misturado com a ração do seu cão, dando um aporte extra destes nutrientes sem adicionar muitas calorias!
A fibra presente na abóbora funciona como pré-biótico, promovendo a saúde do trato gastrointestinal e a proliferação das “bactérias boas” do intestino. O alto teor em água também ajuda a regular a função intestinal e a promover uma hidratação adequada do seu companheiro.
Além disso, por ter um alto teor de fibra e baixo teor de gordura, pode ser também utilizada para melhorar a saciedade, no caso de animais com sobrepeso, que estejam a fazer dieta.
Benefícios chave
- Alto teor em fibra (saciedade e saúde gastrointestinal, ajudando a controlar a diarreia)
- Baixo teor em gordura (adequada para animais em programas de perda de peso ou que estejam a ingerir dietas restritas em gordura)
- Rica em antioxidantes (beta-carotenos)
- Rica em vitamina A (importante para a saúde dos olhos e sistema imunitário)
Preparação
A abóbora deve ser cozida ou assada no forno, sem adição de sal ou outras especiarias, até ficar com uma textura suave. A forma mais fácil de a incorporar na dieta é sob a forma de puré!
Também pode optar por utilizar abóbora enlatada, desde que não tenha adição de açúcares, adoçantes ou especiarias, já que podem ser nocivas e até tóxicas para os cães.
Quantidades
Sempre que incorporamos um novo alimento na dieta dos nossos cães, devemos fazê-lo lentamente. Dependendo do tamanho do cão e da sua sensibilidade digestiva, pode começar com 1 colher de chá e aumentar gradualmente até chegar a 1-2 colher(es) de sopa por refeição.
Pergunte ao seu Médico Veterinário!
Estas características poderão ser benéficas para alguns animais que sofram de obstipação, diarreia, ou estejam a tentar perder peso. No entanto, deve sempre consultar o seu Médico Veterinário antes de alterar a dieta do seu cão, para saber se esta é uma opção segura e adequada para o caso específico do seu patudo!
Caso o seu patudo tenha uma alimentação com ração natural de boa qualidade poderá não ser necessário adicionar mais nenhum ingrediente. No entanto, a abóbora constitui um excelente snack! 🙂
Inês Carvalho
Médica Veterinária