Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Superalimento para o seu cão: abóbora

Não sabe quais os benefícios da incorporação de abóbora na dieta do seu cão? Então acompanhe-nos na leitura deste artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Multifunções

A abóbora é um alimento rico em água, fibra, vitaminas e antioxidantes, e pode ser incorporado e misturado com a ração do seu cão, dando um aporte extra destes nutrientes sem adicionar muitas calorias!

A fibra presente na abóbora funciona como pré-biótico, promovendo a saúde do trato gastrointestinal e a proliferação das “bactérias boas” do intestino. O alto teor em água também ajuda a regular a função intestinal e a promover uma hidratação adequada do seu companheiro.

Além disso, por ter um alto teor de fibra e baixo teor de gordura, pode ser também utilizada para melhorar a saciedade, no caso de animais com sobrepeso, que estejam a fazer dieta.

Benefícios chave

  • Alto teor em fibra (saciedade e saúde gastrointestinal, ajudando a controlar a diarreia)
  • Baixo teor em gordura (adequada para animais em programas de perda de peso ou que estejam a ingerir dietas restritas em gordura)
  • Rica em antioxidantes (beta-carotenos)
  • Rica em vitamina A (importante para a saúde dos olhos e sistema imunitário)

Preparação

A abóbora deve ser cozida ou assada no forno, sem adição de sal ou outras especiarias, até ficar com uma textura suave. A forma mais fácil de a incorporar na dieta é sob a forma de puré!

Também pode optar por utilizar abóbora enlatada, desde que não tenha adição de açúcares, adoçantes ou especiarias, já que podem ser nocivas e até tóxicas para os cães.

Quantidades

Sempre que incorporamos um novo alimento na dieta dos nossos cães, devemos fazê-lo lentamente. Dependendo do tamanho do cão e da sua sensibilidade digestiva, pode começar com 1 colher de chá e aumentar gradualmente até chegar a 1-2 colher(es) de sopa por refeição.

Pergunte ao seu Médico Veterinário!

Estas características poderão ser benéficas para alguns animais que sofram de obstipação, diarreia, ou estejam a tentar perder peso. No entanto, deve sempre consultar o seu Médico Veterinário antes de alterar a dieta do seu cão, para saber se esta é uma opção segura e adequada para o caso específico do seu patudo!

Caso o seu patudo tenha uma alimentação com ração natural de boa qualidade poderá não ser necessário adicionar mais nenhum ingrediente. No entanto, a abóbora constitui um excelente snack! 🙂

Inês Carvalho
Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta