Restos de comida que não devo dar ao meu cão
Quando temos grande quantidade de restos de comida, pode ser tentador dá-los aos nossos cães, mas nem sempre é uma boa ideia…
Inês Carvalho
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Alimentos tóxicos
Uma das tentações, quando temos restos de comida em casa em excesso, é dá-los aos nossos cães. No entanto, muitos dos pratos que confeccionamos contêm ingredientes que são tóxicos para eles.
O ideal é oferecer uma dieta com ração de boa qualidade e personalizada para o seu cão. Quanto aos snacks, poderá optar por biscoitos formulados especialmente para cães ou outras opções saudáveis como algumas frutas.
Cebola e alho
As plantas do género Allium contêm substâncias sulfurosas que podem conduzir a distúrbios gastrointestinais, anemia, alterações neurológicas, dor abdominal e perda de apetite, de forma imediata ou alguns dias após ingestão. As raças japonesas Akita Inus e Shiba Inus são especialmente sensíveis a estas plantas.
Uvas e passas
O mecanismo através do qual provocam toxicidade não é ainda totalmente compreendido e as doses que induzem toxicidade não estão estabelecidas. Sabe-se apenas que afetam e comprometem gravemente a função renal. Alguns indivíduos são mais susceptíveis do que outros, pelo que o melhor é não arriscar e não oferecer estes alimentos!
Chocolate
Muito apreciado pela maioria dos humanos, o chocolate contém metilxantinas e cafeína, ambas substâncias tóxicas. Alguns podem conter tembém xilitol (um substituto do açúcar) e álcool. Os sintomas podem variar, estando descritos distúrbios gastrointestinais, alterações do ritmo cardíaco, convulsões e em casos graves morte. Quanto maior a percentagem de cacau, maior a concentração destas substâncias.
Xilitol
É um adoçante presente em alguns produtos “sem açúcar” que, nos cães, conduz à libertação exagerada de insulina, resultando em hipoglicémia grave e, em alguns casos, lesões hepáticas.
Álcool
O álcool (ou etanol) está presente em alguns pratos/alimentos mas também é produto da fermentação do açúcar da fruta ou levedura de massa de pão/pizza não cozinhada. Pode causar alterações neurológicas, hipotermia, vómitos e desidratação.
Abacate
Tanto o fruto como a árvore são tóxicas para muitos animais, entre eles os cães, devido ao alto teor em persina. Esta pode provocar vómitos, diarreia, dificuldade respiratória e problemas cardíacos. Em casos extremos pode levar à morte. Por isso, nada de dar guacamole aos seus cães!
Outros restos de comida proibidos
Além da toxicidade existem também perigos físicos causados por restos que contenham espinhas de peixe e ossos pequenos/cozinhados. Todos têm potencial de causar obstruções e/ou perfurações gastrointestinais, ambas urgências médicas!
Assim, devemos afastar estes alimentos das taças de comida dos nossos animais e procurar soluções para reaproveitamento dos mesmos ou entrega a organizações que os encaminhem para outros humanos que deles possam desfrutar, em segurança, como a sua Re-food local!
Inês Carvalho
Médica Veterinária