Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

O que é uma ração hipoalergénica?

Dieta hipoalergénica? Com proteína hidrolizada? Nova fonte de proteína? Ingredientes limitados? Afinal, o que é uma dieta hipoalergénica?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Tal como a própria palavra indica, uma ração hipoalergénica é aquela que tem menor probabilidade de causar alergia.

Ora, esta definição é muito abrangente. Se um animal for alérgico a carne de vaca, uma ração de salmão (por exemplo) será hipoalergénica. O mesmo já não será verdade para outro cão, alérgico a salmão. Assim, importa distinguir as várias opções “hipoalergénicas” que existem:

Dieta com fontes de proteína e carbohidratos limitadas

  • Quanto menos ingredientes potencialmente alergénicos uma dieta contiver, mais fácil se torna identificar quais os verdadeiros responsáveis pelos sinais clínicos.

Dieta com uma nova fonte de proteína

  • Recorrendo a fontes de proteína que nunca tenham sido ingeridas pelo animal, diminuímos a probabilidade do sistema imunitário estar sensibilizado para as mesmas e, consequentemente a probabilidade de uma reação.

Ração hipoalergénica com proteína hidrolisada

  • Estas dietas são de prescrição médico-veterinária e são fabricadas sob condições controladas. Normalmente são as primeiras a serem produzidas, após limpeza da linha de produção. Isto evita contaminações e vestígios de ingredientes indesejados. O que as diferencia é que as proteínas da sua constituição sofrem um processamento especial, que as parte em pedacinhos tão pequenos que o sistema imunitário não as consegue reconhecer!

Destas 3 opções “hipoalergénicas” a única que deve ser utilizada para uma dieta de eliminação (parte do processo de diagnóstico de alergias alimentares) é a dieta com proteína hidrolisada.

Alguns animais têm um apetite extremamente caprichoso e, nesses casos, poderá ser vantajoso recorrer a uma dieta de eliminação caseira, formulada por um Médico Veterinário nutricionista. Deve utilizar-se uma lista de ingredientes restrita e uma nova fonte de proteína.

Caso nenhuma das opções anteriores seja viável, poderá ser escolhida uma dieta com nova fonte de proteína e lista de ingredientes o mais limitada possível. Esta estratégia é a que tem menor probabilidade de sucesso.

A opção deverá ser tomada em conjunto com o seu Médico Veterinário, que o aconselhará qual a melhor opção para o caso do seu animal. É importante considerar não só os sinais clínicos, mas também a história nutricional.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Inês Carvalho
Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta