Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

O que é uma alimentação funcional?

Atualmente, sabe-se que implementar uma alimentação funcional é crucial para promover o bem-estar e a saúde dos cães. Saiba mais sobre o assunto aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Hoje em dia, é do conhecimento geral que os cães promovem um benefício na saúde emocional e física dos humanos, sendo fundamentais nas suas vidas! Desta forma, a preocupação com os patudos tem sido crescente e a procura por uma melhoria na sua alimentação, saúde e bem-estar é notória. Lembre-se que eles são elementos da família!

A importância do exercício físico, acompanhamento Médico-Veterinário e alimentação são cruciais para prevenir problemas de saúde.

Mas afinal o que é uma alimentação funcional?

Alimentação funcional engloba um novo conceito: dieta que inclui ingredientes que desempenham um papel funcional e benéfico na saúde dos nossos animais!

Os ingredientes considerados funcionais são aqueles que promovem a saúde dos animais, sendo fonte de nutrientes essenciais como as vitaminas, minerais, água, proteínas, hidratos de carbono e gorduras. Estes componentes da dieta modificam a fisiologia do trato gastrointestinal, promovem alterações nos parâmetros bioquímicos, melhoram as funções do cérebro e reduzem o risco de desenvolver patologias específicas.

Compreender os benefícios nutricionais de uma alimentação funcional é a chave para promover uma dieta saudável nos nossos patudos.

As dietas funcionais englobam, não só rações fisiológicas e terapêuticas (secas e/ou húmidas), como também alimentos caseiros cozinhados ou BARF.

Atenção: aconselhe-se sempre junto do seu Médico Veterinário habitual, sobre a melhor opção de alimentação para o seu patudo!

Que ingredientes são considerados funcionais?

  • Pré-bióticos: são fibras fermentadas pelas bactérias que habituam no intestino dos cães. Os produtos que se formam durante o processo de fermentação ajudam a criar um ambiente saudável e adequado para a flora intestinal benéfica se manter. É essa “flora intestinal benéfica”, a responsável pela saúde do sistema gastrointestinal dos cães.
  • Fibras: podem modificar a flora intestinal, favorecendo o crescimento das bactérias benéficas (não patogénicas) do intestino. Melhoram ainda o nível de saciedade e a excreção fecal, acelerando o esvaziamento gástrico e reduzindo a duração do trânsito intestinal. Demonstram-se também úteis em baixar os níveis de colesterol sanguíneos.
  • Pró-bióticos: são bactérias vivas que podem ser adicionadas à dieta, com o intuito de beneficiar a flora intestinal saudável, permitindo que a sua população seja controlada e estabilizada. Dessa forma, promovem a resistência do trato gastrointestinal ao crescimento de bactérias indesejadas e patogénicas.
  • Condroprotetores: a glucosamina e condroitina são ingredientes essenciais no suporte articular, pois favorecem a lubrificação e nutrição das cartilagens.
  • L-carnitina: nutriente que ajuda a transformar a gordura em energia, tornando-se importante na manutenção do peso dos patudos.
  • Anti-oxidantes: por exemplo, a vitamina E e os carotenóides impedem a oxidação e envelhecimento celular, e estimulam o sistema imunitário.
  • Ácidos gordos: consideramos o ómega 3 e o 6, presentes em óleos vegetais (linhaça e girassol) e óleos de origem animal (óleo de salmão). Além de integrarem a cadeia de regeneração da pele e do pêlo, estimulando a saúde dermatológica, têm ação anti-inflamatória natural.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta