Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

O meu cão está cansado da ração que come. O que devo fazer?

Alguns cães, por comerem sempre o mesmo alimento todos os dias, começam a mostrar desinteresse… Falemos de dicas para tornar a hora da refeição mais interessante!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Porque deixou o meu cão de ter apetite?

Em primeiro lugar deve garantir que o seu cão se encontra saudável e que esta falta de apetite não poderá ser sintoma de doença. Se além da falta de apetite estiver mais prostrado (“triste”), com dor abdominal, com vómitos, diarreia, ou outro sinal clínico, deve ser consultado pelo seu Médico Veterinário.

Deve também certificar-se que a ração está em bom estado de conservação e que não rancificou. Por vezes, sacos de ração mal fechados, ou abertos há mais de 1 mês, podem sofrer alterações que os tornam menos saborosos e inadequados para consumo.

Se ele rejeita a ração, mas está de nariz no ar e olhos pedinchões atrás de todos os humanos que tenham algum alimento diferente, podemos estar perante um cão que se cansou da sua ração, ou que aprendeu que com este comportamento recebe atenção e snacks apetitosos e interessantes.

Se o seu cão for o segundo, o mais importante é ser consistente e evitar os extras! Caso contrário ele não terá uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes que precisa, e o comportamento tornar-se-á cada vez mais difícil de alterar.

O que posso fazer para tornar a refeição mais interessante?

  • Misturar água morna ou caldo de carne (sem temperos) para intensificar o cheiro da refeição;
  • Adicionar uma colher de comida húmida ou caseira (sem temperos), alterando as texturas e cheiros da comida;
  • Alterar a forma como a comida é oferecida, aumentando o desafio mental, através de dispensadores de comida ou jogos de procura (estimulando o olfato)
  • Em último caso, poderá ter de trocar de sabor dentro da mesma marca de ração ou mesmo mudar de marca. Caso seja esta a opção tomada, não se esqueça que a transição para o novo alimento deve ser feita lentamente, ao longo de uma semana, aumentando a quantidade do novo alimento e diminuindo a do antigo.

Se a falta de interesse se prolongar mesmo com estas medidas, deve contactar o seu Médico Veterinário para que este garanta que não existe nenhum motivo clínico para a falta de apetite do seu cão.

Inês Carvalho 

Médica Veterinária de Animais de Companhia 

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta