Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Qual a melhor ração para um cão com patologia renal?

Em animais com patologia renal a alimentação é um ponto chave no tratamento.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Foi diagnosticado uma patologia renal ao meu cão e agora que ração devo dar?

De acordo com o diagnóstico, o Médico Veterinário deverá recomendar a ração mais indicada para os seu patudo. Existem várias marcas e gamas de ração renal por isso deverá aconselhar-se primeiro.

O que é uma ração renal?

Ao contrário das rações fisiológicas, a ração renal é considerada de dieta veterinária. Isto significa que é composta por ingredientes chave no controlo e tratamento de doenças renais, como a insuficiência renal crónica.

A dieta veterinária para doença renal é uma ração hipoproteíca – redução de proteína para evitar a sobrecarrega renal. Além disso contém uma concentração adequada de minerais e eletrólitos, como por exemplo a diminuição de fósforo para evitar a hiperfosfatémia. São dietas ricas em antioxidantes e ómegas que favorecem a função renal.

Porque existem tantas gamas de dieta renal?

Os animais com patologia renal, geralmente apresentam uma diminuição do apetite – anorexia, daí a razão pela qual existem vários sabores e texturas da ração renal de forma a estimular o apetite. Podemos fazer combinação entre alimento seco e húmido.

Mas o meu cão não gosta da ração. E agora?

O maneio dietético é fundamental. Recomenda-se uma transição gradual para evitar as rejeições. Existem várias marcas de dieta renal podendo ir experimentando até encontrar uma que o seu cão goste. Pode ainda misturar com ração húmida de dieta renal ou adicionar snacks para estimular os apetite. Outro truque que pode fazer é aquecer a ração, tornado o seu cheiro mais intenso e por isso mais palatável.

Caso seu cão não goste mesmo de nenhuma ração de dieta renal comercial, pode preparar uma ração caseira seguindo as instruções do seu médico veterinário.

Filipa Calejo

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta