Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

A melhor comida para cães com problemas de pele

Os problemas dermatológicos são muito comuns. Qual será então a melhor comida para cães com problemas de pele?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os problemas dermatológicos são mais de 50% da causa de consultas no médico veterinário. Aliados a eles surge sempre a questão da alimentação que deve ser focada nestes problemas e na sua prevenção. A melhor comida para cães com problemas de pele pode ter o seu segredo nos principais ingredientes.

Principais queixas dermatológicas

Qual a melhor ração a escolher

Um pilar principal para a saúde da pele e do pêlo é a alimentação para o seu cão. Se o seu animal tem alguma patologia dermatológica ou tem tendência a ter deve ter cuidado na escolha da alimentação. Raças como o Bulldog Francês, o Labrador, o Beagle, são predispostos a problemas dermatológicos.

A mais indicada para estes cães deve ser uma alimentação natural. O ingredientes não tenham sido submetidos a tratamentos com a exceção dos físicos (como congelação, pasteurização). É muito importante para a saúde da pele e do pêlo os teores de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 da dieta e a vitamina E. E quais são as principais fontes destes nutrientes? Os peixes, como o salmão.

A escolha por uma ração de salmão permite obter excelentes quantidades de ácidos gordos e de vitamina E, tão importantes na dermatologia. Se a ração for de outro sabor é importante que na sua composição surja o óleo de peixe ou de salmão. Ainda assim pode acrescentar óleo de salmão à alimentação, seguindo sempre as recomendações do médico veterinário.

A disponibilidade e absorção do salmão aumenta quando este o ingrediente é fresco. Assim é uma mais valia procurar uma ração com salmão ou peixes gordos frescos.

Outros ingredientes importantes

Pode ser uma mais valia, caso o problema seja alergia alimentar, procurar uma ração sem cereais. A fonte da alergia pode ser um cereal e, ao fazer uma ração sem estas fontes de hidratos de carbono, pode estar a contribuir para a saúde do seu melhor amigo.

Os ingredientes antioxidantes que podem estar presentes na ração são uma mais valia. O Chá verde e o alecrim, exemplos de antioxidantes, estimulam o sistema imunitário contribuindo para a saúde da pele e pêlo.

Estas são recomendações gerais para cães com tendência a patologia dermatológica ou com patologia diagnosticada. Mas, se a alergia for alimentar, pode ser necessária uma ração mais específica consoante exames realizados, como uma ração hipoalergénica ou com outra fonte de proteína.

Para conseguir chegar à melhor comida para cães com problemas de pele deve sempre informar-se sobre os problemas dermatológicos que existem ou que podem vir a existir.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta