Em quantas refeições devo dividir a dose diária de comida do meu cão?
Apesar de parecer uma pergunta simples, muitos donos dão a ração aos seus patudos de forma errada, com a quantidade acima ou abaixo do aconselhado e de acordo com uma frequência incorreta, acreditando que estão a fazer o melhor para o seu cão.
Rita Ferreira
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Que quantidade de ração é recomendada dar ao meu cão?
A quantidade adequada de ração diária deve ser ajustada para cada cão, de acordo com a idade, o peso, a percentagem de gordura corporal, a atividade física diária e o metabolismo individual.
Todas as rações apresentam na sua embalagem uma tabela de referência que indica qual a dose diária adequada de acordo com a idade e peso (caso a ração seja de Puppy ou Junior) ou apenas em concordância com o peso (quando estamos perante uma ração de cão adulto ou geriátrico). Esta tabela é apenas uma referência, uma vez que existem vários fatores que influenciam as necessidades energéticas e nutricionais de cada cão.
Por exemplo, se o meu cão possui uma atividade física diária elevada, irá necessitar de uma maior quantidade de ração diária em relação a um cão que permaneça deitado a maior parte do dia e seja passeado diariamente apenas duas vezes, com passeios de 30 minutos de duração.
Outro exemplo será o de um cão que se encontra com excesso de peso, levando a que seja necessário iniciar uma dieta com ração light: vamos fornecer-lhe uma menor quantidade de ração diária do que a indicada na embalagem para o seu peso atual.
No caso de um cão se encontrar a fazer a dose de ração diária recomendada na embalagem, mas apresentar-se magro, significa que necessita de um maior aporte nutricional, pelo que devemos aumentar a quantidade de ração fornecida diariamente.
É muito importante adotar uma ração adaptada ao porte de cada cão: ração para raças pequenas, médias e grandes.
Quantas vezes por dia devo dar ração ao meu cão?
No caso de cachorros a partir dos 2 meses de idade, a frequência mínima é 3 vezes por dia, contudo, o mais recomendado é adotar uma frequência diária de 4 vezes.
A partir dos 7-8 meses de idade e na fase adulta, é recomendado fornecer ração pelo menos 2 vezes por dia, de manhã e à noite, embora dividir a quantidade diária recomendada em três refeições também seja uma boa opção.
Numa fase de vida mais avançada, num cão geriátrico, geralmente, é aconselhado voltar a dividir a quantidade de ração diária em 3 partes, uma vez que a digestibilidade pode estar afetada devido à idade.
Devo deixar a ração à disposição durante todo o dia?
O mais aconselhado é estabelecermos horários e rotinas ao nosso cão.
Se estiver habituado a comer a determinadas horas, será mais fácil controlar a quantidade de ração diária que ingere (caso esteja com perda de apetite por alguma razão), assim como é possível avaliar se existe alguma dor ao nível da boca, demonstrada no ato da mastigação. É uma forma de monitorizarmos a sua saúde.
Outra vantagem é que, geralmente, os horários em que necessita de defecar e/ou urinar também se tornam bastantes regulares.
Rita Moita Ferreira
Médica Veterinária de Animais de Companhia