Porque se incluem condroprotetores na ração?
Os condroprotetores são suplementos que ajudam a melhorar a saúde articular dos cães. Podem encontrar-se em várias formas, sendo já incorporados em muitas rações.
Filipa Calejo
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
O que são condroprotetores?
Os condroprotetores são suplementos alimentares que ajudam na lubrificação e nutrição da articulação. Geralmente são compostos por glucosamina e condroitina, elementos básicos da cartilagem e do líquido sinovial. Estes suplementos ajudam ainda a controlar a inflamação articular, proporcionando um maior conforto ao cão devido à redução da dor.
Os condroprotetores podem ser incluídos na ração ou serem administrados como suplementos alimentares.
Ajudamos a criar a ração ideal para o seu cão aqui.
Quando devemos recorrer ao uso de condroprotetores? Como meio preventivo ou de tratamento?
Em ambas as situações, e sempre que recomendado pelo seu Médico Veterinário. Animais de raças grandes e predispostas a displasia da anca e/ou cotovelo, o uso de condroprotetores é aconselhado em cachorros como medida preventiva, uma vez que fornece uma proteção extra às articulações de modo o minimizar o risco de desenvolver patologia articular em idade mais avançada.
Animais idosos como consequência do envelhecimento, a regeneração da cartilagem e sua resistência ao desgaste é menor. Aliado a esse facto, há uma diminuição do tónus muscular que aumenta a instabilidade articular. Estes fatores levam a que o cão idoso tenha mais tendência para sofrer de osteoartroses/osteoartrites, pelo que podemos recorrer ao uso de condroprotetores tanto como medida preventiva, como de tratamento.
Porque se incluem nas rações?
Como sabemos que os cães idosos e de raças grandes têm uma maior predisposição para desenvolver doença articular, as rações para seniores e para raças grandes têm adição de condroprotetores. A suplementação na ração é uma mais valia! É uma forma preventiva de atrasar o desgaste articular, ajudando a controlar a inflamação no caso de artrose e reduzir a dor. Consequentemente o animal terá maior conforto e bem-estar.
Filipa Calejo
Médica Veterinária de animais de companhia