Para uma melhor vida, juntos

BlogAlimentação

Cães podem comer massa?

Não dê massa ao seu cão sem ler primeiro este artigo que lhe explica o que pode e não fazer!

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Dê uma vida melhor ao seu cão

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Simular
Simular

Um dos alimentos mais comuns de se oferecer aos cães é a massa. Seja como base na dieta diária ou como um miminho ocasional. Mas a massa dada regularmente pode levar a problemas futuros. Vamos ajudá-lo a perceber se os cães podem comer massa.

Mas afinal os cães podem comer massa?

Sim, mas como tudo o que é bom, sempre com restrições! A massa não é tóxica, mas se oferecida em exagero pode trazer problemas para a saúde dos patudos.

Qual a sua composição nutricional?

A massa é composta por farinha, água e por vezes ovos, tendo um elevado teor em hidratos de carbono. 

Se oferecidos com muita regularidade e em grandes quantidades, os hidratos de carbono podem favorecer um aumento de peso significativo, com consequente obesidade e problemas associados.

Poucas quantidades deste alimento não acarretam problemas de maior. Ainda assim, a sua ingestão deve ser controlada!

Como os cães podem comer massa?

Se quiser dar massa ao seu cão, é importante que reveja a sua composição (como o tipo de farinha usada) e modo de preparação. Massas de farinha de cevada, aveia ou integral são as de mais fácil digestão para o seu cão. É importante que a massa seja cozida sem qualquer tipo de temperos ou molhos. Adicionar sal ou azeite na cozedura leva à ingestão de nutrientes desnecessários para o seu animal. 

Como introduzir a massa na dieta dos cães?

A massa não deve ser a base da dieta do seu cão, mas pode fazer parte de uma dieta variada. Converse com o seu Médico Veterinário se quiser incluir-la e veja as melhores opções para tornar a dieta equilibrada. Os hidratos de carbono não são um requisito essencial na dieta dos cães. Já as proteínas, vitaminas, minerais e gordura são bastante importantes e devem ser considerados na sua alimentação habitual.

Numa dieta caseira a massa poderá ser incluída como uma porção e não um todo! Proteínas, legumes e frutas são ainda mais importantes numa alimentação cuidada. 

Cuidados com a alimentação do seu cão

Se já dá uma dieta caseira ao seu animal com massa incluída pode tentar transitar para uma ração personalizada para cães que já possua todos os nutrientes que ele precisa. Converse com o seu Médico Veterinário sobre as receitas alimentares do seu melhor amigo, para garantir que ele ingere tudo o que necessita.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Filipa Pinheiro

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Para uma melhor vida, juntos

Descubra um mundo de nutrição à medida do seu cão, desde comida a suplementos desenvolvidos por veterinários, entregue em sua casa.

Começar agora