Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Os cães podem comer iogurte?

Os cães também podem ser intolerantes à lactose? Podem todos comer iogurte? Que tipo de iogurte? Vamos lá esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes sobre este alimento!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Sempre que comemos um iogurte temos alguém à espera para lamber a tampa! Será que os cães podem comer iogurte?

Os cães podem comer iogurte?

Sim! No entanto, deve considerar alguns cuidados antes de oferecer este pitéu ao seu melhor amigo.

Quais os benefícios de comer iogurte?

  • Elevado teor em cálcio
  • Fonte de proteína de elevado valor biológico
  • Contém “bactérias boas” para o intestino
  • Baixo teor em lactose, quando comparado com outros alimentos como, por exemplo, o leite de vaca
  • Fonte de vitaminas A, D e complexo B

Que tipo de iogurte é seguro e saudável para os cães?

O iogurte ideal para os nossos amigos de 4 patas é o iogurte grego natural. Este é não aromatizado, sem adição de açúcar ou adoçantes artificiais, pois são prejudiciais à saúde dos cães e alguns são tóxicos, como o xilitol.

Este iogurte, apesar de ter maior teor calórico e lipídico (gorduras), é aquele que apresenta menor quantidade de lactose, o principal hidrato de carbono do leite, responsável por reações gastrointestinais em indivíduos intolerantes.

Assim, no caso de animais que tenham, por qualquer motivo, de ter uma dieta com níveis de gordura controlados, deverá optar-se por iogurte grego natural magro.

Os cães podem ser intolerantes à lactose?

Sim, tal como as pessoas, os animais de companhia podem ser intolerantes à lactose, essencialmente por hipolactasia (diminuição da quantidade de enzima lactase presente no organismo).

O meu cão é intolerante à lactose, pode comer iogurte?

Dependendo do grau de intolerância é possível que alguns cães intolerantes possam comer iogurte como snack de vez em quando, preferencialmente iogurte grego natural ou iogurte natural sem lactose. No entanto, nestes casos específicos, o melhor é sempre consultar o seu Médico Veterinário assistente.

Cuidados com a alimentação do seu cão

Se o seu “cãopanheiro” não puder ser recompensado com iogurte, não se preocupe, há uma série de outros alimentos como frutas saudáveis, que poderá incluir na sua dieta!

Mas é importante que a base da alimentação do seu melhor amigo seja uma ração premium para cães, sendo estes extras apenas dados como complemento e nunca ultrapassando os 10% da quantidade total de calorias recomendadas. Conheça as nossa ração personalizada para cães e proporcione ao seu patudo uma alimentação saudável!

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Inês Carvalho
Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta