Para uma melhor vida, juntos

BlogAlimentação

Os cães podem comer cebola?

A cebola faz parte da nossa dieta, e também pode ser utilizada para condimentar os nossos pratos. Mas será que os cães podem comer cebola? Descubra a resposta a esta questão neste artigo.

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Dê uma vida melhor ao seu cão

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Simular
Simular

O cheirinho da comida temperada com cebola não passa indiferente aos nossos melhores amigos de 4 patas! Continue a ler para descobrir se os cães podem comer cebola.

Mas afinal os cães podem comer cebola?

Não! A cebola é tóxica para os patudos, pois contém tiossulfato. Este composto é responsável por destruir os eritrócitos (células vermelhas do sangue), provocando anemia.

Quais os sinais de intoxicação por cebola?

A maioria dos sinais após intoxicação por cebola surgem devido à destruição dos glóbulos vermelhos e á anemia:

Podem também ocorrer alterações do sistema digestivo como vómito, diarreia, perda de apetite (anorexia), desidratação e dor abdominal.

Qual a dose de cebola tóxica para cães?

Os cães reagem de forma diferente ao consumo de cebola. Enquanto uns não desenvolvem sinais de intoxicação ao ingerirem pouca quantidade, outros ficam severamente doentes. Por isso, deve evitar-se por completo o seu consumo! Estudos demonstraram que 15 a 30 gr de cebola/kg de cão se tornam tóxicos.

Que partes da cebola que os cães não podem comer?

Nenhuma! A cebola é proibida na integra, cozinhada ou crua, inteira ou em preparados (pó). O mesmo acontece com o alho, que também pertence à família Allium.

Veja neste artigo quais os problemas associados ao consumo de alho.

O que deve fazer caso o seu cão coma cebola?

Nos casos de ingestão de cebola deverá sempre contactar o Médico Veterinário, o mais rápido possível. Ele irá dar-lhe as indicações necessárias para que tudo corra pelo melhor.

Cuidados a ter com a dieta do seu cão

Antes de oferecer algo “extra” ao seu melhor amigo, consulte sempre o Médico Veterinário!

Existem alimentos tóxicos que, embora despertem o interesse dos nossos melhores amigos, não devem ser oferecidos.

É importante procurar uma dieta de elevada qualidade para uma rotina saudável. A ração do seu cão, deve ser premium e adaptada às suas necessidades.

Na barkyn adaptamos as receitas ás necessidades do seu patudo. Experimente personalizar a ração para o seu cão aqui.
Contudo, também há espaço para snacks 🙂 Existem várias opções saudáveis… além dos especialmente formulados para cães, pode sempre mimá-los com frutas! 🙂 Descubra aqui quais pode oferecer de forma segura.

Ana Matias

Médica Veterinária

Para uma melhor vida, juntos

Descubra um mundo de nutrição à medida do seu cão, desde comida a suplementos desenvolvidos por veterinários, entregue em sua casa.

Começar agora