Para uma melhor vida, juntos

BlogAlimentação

Os cães podem comer canela?

A canela faz parte de muitos doces da gastronomia portuguesa. Mas será que os nossos cães podem comer canela? Saiba mais neste artigo.

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Dê uma vida melhor ao seu cão

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Simular
Simular

Muitas vezes sentimos vontade de partilhar iguarias com os nossos melhores amigos de quatro patas, mas temos dúvidas se o podemos fazer. Será que os cães podem comer canela?

Podemos dar canela aos cães?

A resposta ainda não é consensual. Existem publicações onde há informações sobre a segurança de seu uso. Outros, pelo contrário, indicam que existe risco na sua administração, com possíveis efeitos adversos. Por isso não é unanime de que os cães podem comer canela.

Assim, e na ausência de dados científicos concretos sobre os possíveis efeitos nos nossos patudos, a recomendação é evitar ou oferecer apenas em quantidades muito pequenas. Conheça alguns alimentos que não deve mesmo dar ao seu cão.

O que é a canela?

É uma especiaria obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do género Cinnamomum. A canela não só é famosa por ser aromática e intensa, como é também uma das especiarias mais antigas do mundo. Foi registada pela primeira vez no antigo Egito. Está disponível tanto em pó como em pau, conferindo um toque quente a pratos doces e salgados, por isso é especialmente indicada para o inverno. 

Quais os benefícios da canela?

A canela tem um alto valor nutricional. Destaca-se por ser rica em ferro, cálcio, fibras e magnésio. É uma especiaria aromática rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linaool, que têm propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. Por isso, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e processos neoplásicos.

O meu cão comeu canela, e agora?

Se por descuido o seu cão ingerir um alimento com um pouco de canela, mantenha a calma. Embora possa provocar algumas reações adversas, a canela não é propriamente tóxica para os cães.

Deve vigiar sintomas como vómitos, diarreias, ou alterações comportamentais.

Ao contrários de doces e iguarias com canela, deve optar por snacks mais saudáveis: veja aqui as frutas mais seguras para oferecer. Relembramos ainda que a base da alimentação deve ser uma ração equilibrada e formulada especialmente para cães e pode ocasionalmente complementar a ração com biscoitos ou outros snacks.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Helena Ferreira

Médica Veterinária

Para uma melhor vida, juntos

Descubra um mundo de nutrição à medida do seu cão, desde comida a suplementos desenvolvidos por veterinários, entregue em sua casa.

Começar agora