A minha cadela está grávida – que ração deve comer?
A gestação é um período metabolicamente muito exigente, é essencial uma boa alimentação para garantir um mamã e filhotes saudáveis.
Filipa Calejo
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Qual o tempo de gestação de uma cadela?
O tempo de gestação de uma cadela é de 63 dias (variação ± 7 dias).
O apetite e as necessidades nutricionais variam ao longo da gestação?
Sim, à medida que os fetos vão se desenvolvendo as carências nutricionais são diferentes e consequentemente o apetite da mamã também varia. A nível nutricional podemos dividir em 3 fases a gestação da cadela:
- Primeira fase – primeiras semanas: geralmente há uma diminuição do apetite podendo apresentar náuseas e vómitos;
- Segunda fase – semanas seguintes: há um aumento das necessidades energéticas, é necessário uma maior ingestão de proteína e hidratos de carbono. Podemos manter a ração habitual (caso seja de boa qualidade) mas aumentar em 20% a quantidade de ração diária fornecida.
- Terceira fase – últimas 3-4 semanas: nesta fase final as necessidades nutricionais são maiores, cerca de 25-30% que o normal. A cadela deve mudar a alimentação para uma ração starter ou júnior, a quantidade varia de acordo com recomendado nas diferentes rações. É aconselhável realizar várias e pequenas refeições ao longo do dia, uma vez que há uma diminuição do espaço gástrico por compressão dos fetos.
Porque é que a minha cadela deve fazer uma ração júnior durante a gestação?
A ração para cachorro é mais energética e rica em certos minerais como por exemplo o cálcio, que é essencial para a formação dos esqueletos dos fetos. Além disso geralmente são alimentos com uma maior digestibilidade, o que é uma vantagens acrescida.
Encontre aqui ração personalizada para a sua cadela.
Filipa Calejo
Médica Veterinária