Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

A minha cadela está grávida – que ração deve comer?

A gestação é um período metabolicamente muito exigente, é essencial uma boa alimentação para garantir um mamã e filhotes saudáveis.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Qual o tempo de gestação de uma cadela?

O tempo de gestação de uma cadela é de 63 dias (variação ± 7 dias).

O apetite e as necessidades nutricionais variam ao longo da gestação?

Sim, à medida que os fetos vão se desenvolvendo as carências nutricionais são diferentes e consequentemente o apetite da mamã também varia.  A nível nutricional podemos dividir em 3 fases a gestação da cadela:

  • Primeira fase – primeiras semanas: geralmente há uma diminuição do apetite podendo apresentar náuseas e vómitos;
  • Segunda fase – semanas seguintes: há um aumento das necessidades energéticas, é necessário uma maior ingestão de proteína e hidratos de carbono. Podemos manter a ração habitual (caso seja de boa qualidade) mas aumentar em 20% a quantidade de ração diária fornecida.
  • Terceira fase – últimas 3-4 semanas: nesta fase final as necessidades nutricionais são maiores, cerca de 25-30% que o normal. A cadela deve mudar a alimentação para uma ração starter ou júnior, a quantidade varia de acordo com recomendado nas diferentes rações. É aconselhável realizar várias e pequenas refeições ao longo do dia, uma vez que há uma diminuição do espaço gástrico por compressão dos fetos.

Porque é que a minha cadela deve fazer uma ração júnior durante a gestação?

A ração para cachorro é mais energética e rica em certos minerais como por exemplo o cálcio, que é essencial para a formação dos esqueletos dos fetos. Além disso geralmente são alimentos com uma maior digestibilidade, o que é uma vantagens acrescida.

Encontre aqui ração personalizada para a sua cadela.

Filipa Calejo

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta